fbpx

Edição especial homenageia mães pelo seu dia: 09 de Maio, Dia das Mães

O segundo domingo de maio no Brasil é muito especial porque celebra o Dia das Mães. Diferente de outros povos e culturas, a data é considerada a segunda melhor oportunidade de vendas do comércio em geral. A maior é o Natal.

Dia das Mães: a história de como surgiu o Dia das Mães

dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães.

No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.

É uma das datas mais esperadas pelo comércio de um modo em geral, porque representa motivo de aumento nas vendas, sendo o segundo período de melhores resultados comerciais. O primeiro, naturalmente é o natal.

Origem do Dia das Mães

Tudo começou na Grécia e Roma antiga

Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesses eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo, em diferentes épocas.

Na Inglaterra, surge o Mothering Day no século XVII

No século XVII a Inglaterra surge como motivadora dos eventos e comemorações em homenagem às mães. Lá a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma e denominado de “Mothering Day”. Desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.

Nos Estados Unidos, no início do Século XX, a data como a conhecemos se populariza

A celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.