fbpx

Mesa Diretora da Câmara discute Maio Amarelo com Coordenação de Trânsito

Imagem Mesa Diretora da Câmara discute Maio Amarelo com Coordenação de Trânsito do Município
Texto e imagens: Ascom Câmara

A Lei Municipal nº 2.227/2018, proposta e aprovada pela Câmara Municipal, estabeleceu o “Maio Amarelo”, que prevê a realização de ações no mês de maio dedicadas à prevenção e combate à violência no trânsito. O tema foi pauta de reunião entre vereadores e a Coordenação de Trânsito da Prefeitura Municipal nesta segunda-feira (03). Participaram da reunião o presidente da Casa, Luís Carlos Dudé (MDB), o vice-presidente, Hermínio Oliveira (PODE), o 2º secretário, Nildo Freitas (PSC), o 2º vice-presidente, Pastor Orlando (PRTB), o líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa – Bibia (MDB), e a Coordenadora de Trânsito, Tônia Viana Rocha, e o Gerente de Educação para o Trânsito, Wendel Ferraz. 

Na reunião ficou definido a realização de uma sessão especial, no próximo dia 14 de maio, para debater as ações do Maio Amarelo. Para o ato deverão ser convidados as secretarias municipais de Saúde, Educação e Mobilidade Urbana, além de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Detran e representantes de autoescolas e ciclistas. 

Tônia destacou que uma das funções da Coordenação é promover ações educativas seguindo a legislação brasileira para o trânsito. Ela explicou que o setor tem um cronograma de ações para o ano, entre elas o Maio Amarelo. Recente no cargo, Tônia é oriunda da PRF. A coordenadora frisou que os acidentes no trânsito têm muitas consequências negativas como a fragilização das famílias das vítimas e os impactos financeiros no sistema de saúde. Ela ressaltou que os acidentes mais recorrentes envolvem motocicletas e que o país tem um grande desafio no combate a este tipo de acidente. “A educação pode contribuir muito para reduzir acidentes”, disse Tônia.  

O presidente Dudé ressaltou que a legislação nº 2.227/2018 é fruto de um debate promovido pela Casa a partir de uma pauta apresentada pelos agentes de trânsito do município. “A violência no trânsito é algo que temos que combater”, disse o parlamentar.

Quem também participou da reunião foi o pastor Davi Boa Sorte. Na oportunidade, o pastor presenteou o presidente da Câmara com uma Bíblia e uma estrela de Davi e conduziu um momento de oração. Davi chamou a atenção para o momento crítico que o país vive, especialmente com o crescimento de famílias em situação precária, e ressaltou que a associação das Assembleias de Deus vem distribuindo alimentos para essas famílias, tendo chegando à marca de 10 toneladas.