fbpx

Vereadores da bancada de oposição visitam escolas públicas municipais de Conquista

Imagem Bancada de Oposição faz visita de fiscalização nas escolas municipais


Na manhã desta segunda-feira, 3, a Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) iniciou uma série de visitas às escolas municipais, a fim de fiscalizar a adequação da estrutura física das escolas municipais aos parâmetros ideais para o possível retorno às aulas presenciais.

A primeira unidade a receber a ação foi a Escola Municipal Moisés Meira, no Distrito José Gonçalves. Na visita, os parlamentares foram informados de que nenhuma adaptação foi feita na escola visando a adaptação para voltar a receber as aulas presenciais. Além disso, os parlamentares observaram a ventilação reduzida das salas de aula e também a ausência total de torneiras nas pias do banheiro masculino.

Ainda de acordo com o que foi informado aos edis, antes da pandemia todas as salas de aula estavam ocupadas, o que impõe limites a uma possível redistribuição dos alunos, para reduzir a quantidade de estudantes por sala.


Líder da Bancada de Oposição, o vereador Valdemir Dias (PT) apontou que várias adequações ainda precisam ser feitas. “Ainda falta muito para que haja esse retorno. Nós encontramos os banheiros masculinos sem torneiras, uma coisa básica, que não deveria estar em falta. Imagine uma pia na entrada da escola e álcool em gel”, analisou.
O vereador Alexandre Xandó (PT) lembrou que a prefeitura teve mais de um ano para pensar nas readequações e ainda não as fez. “A prefeitura teve um ano para pensar em readequar as estruturas das escolas. A gente precisa ter alterações, instalação de pias nas áreas coletivas, pensar na quantidade de alunos nas salas de aula e são salas com uma ventilação muito limitada. Ainda não são condições seguras de retorno”, apontou Xandó.


A expectativa é de que as visitas continuem acontecendo em outras escolas da Zona Rural e também da Zona Urbana. “Estamos planejando uma série de visitas para verificar, pegar uma amostra de como anda a estrutura das escolas, pensando na discussão de possível retorno presencial. Nessa primeira visita, a gente vê que não há nenhuma condição”, analisou o líder da Oposição. Texto e imagem: Ascom Câmara.