fbpx

Vitória da Conquista segue dando exemplo: vacinação continua nesta segunda-feira, 10

Texto e imagens: PMVC

Vacinadas 69.750 pessoas até o último sábado, 08.

Vitória da Conquista segue dando exemplo na vacinação contra a Covid-19. Somente nesse sábado (8), 3.433 doses da AstraZeneca/Fiocruz foram aplicadas nos sete pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Com isso, o município atinge a marca de 69.750 pessoas imunizadas.

Até o momento, 32.303 pessoas foram vacinadas com a CoronaVac/Butantan, sendo que 19.446 delas também já receberam a segunda dose. Enquanto isso, 37.447 conquistenses tiveram acesso à AstraZeneca/Fiocruz – desses, 3.180 já estão protegidos com as duas doses da vacina.

De um total de 73.430 vacinas recebidas para a primeira dose, 94,98% foram aplicadas. Enquanto isso, de 28.002 vacinas que chegaram ao município para a segunda dose,  80,80% já chegaram aos cidadãos.

Desde o início da vacinação, já foram contemplados trabalhadores da saúde, comunidades quilombolas, indígenas, idosos e profissionais de segurança e salvamento. Neste momento, estão sendo imunizadas pessoas de 40 a 59 anos com hipertensão e diabetes mellitus, trabalhadores da Educação de 40 a 59 anos, pessoas de 18 a 59 anos com transplante, síndrome de Down ou imunossupressão e idosos de 60 anos ou mais.

A vacinação desses grupos continua nesta segunda-feira (10), das 9 às 16 horas. A população pode se dirigir a um dos pontos fixos para pedestres, localizados na quadra da Igreja Nova Sião, Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos, Colégio Paulo VI, Paróquia Rainha da Paz, Salão Paroquial da Santa Luzia e quadra esportiva da Fainor; ou no drive-thru na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Para comprovação, os portadores de hipertensão e diabetes devem apresentar relatório médico, receita médica ou cadastro de acompanhamento da Unidade de Saúde de referência. Já os trabalhadores da Educação devem apresentar o contracheque de abril de 2021. As pessoas transplantadas, com síndrome de Down e imunossupressão, com idade entre 18 e 59 anos, devem levar o relatório médico e/ou receita médica. Todos os públicos incluídos na vacinação devem apresentar o documento pessoal com CPF.

Hipertensão – De acordo a Resolução nº 77 da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), são consideradas hipertensas pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de 4 ou mais fármacos antihipertensivos; hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica >=180mmHg e/ou diastólica >= 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

Doenças crônicas – Na imunização de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, de 18 a 59 anos, estão incluídos apenas indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente maior de 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, e neoplasias hematológicas.