fbpx

Banco do Nordeste financia soluções inovadoras na Bahia

Produtores rurais e empresários de todos os portes podem contar com o apoio do Banco do Nordeste para financiar soluções inovadoras que impulsionem a produtividade. Com a linha de crédito FNE Inovação, é possível obter crédito para inovação em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais em empreendimentos rurais e não rurais.

Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, José Gomes da Costa, o Banco cumpre seu papel de fomentar o desenvolvimento no Estado quando financia a inovação. “Somente nos cinco primeiros meses de 2021, foram investidos R$ 28,5 milhões via FNE Inovação na Bahia. Esse é um estímulo aos nossos clientes a aumentarem a produtividade dos seus processos produtivos e de prestação de serviços com uso de técnicas inovadoras”.

É o caso de Caio Falcão, da Fazenda Vale Rico, em Sátiro Dias. O produtor cultiva milho e cria gado de corte e o projeto de inovação e alto padrão tecnológico proporcionará, à sua propriedade, a integração no sistema produtivo para agricultura irrigada, a mecanização por meio de trator e o confinamento do gado para engorda. A aquisição do maquinário, financiada pelo Banco do Nordeste com o FNE Inovação, reduzirá os custos com mão de obra e aumentará a produtividade das atividades.

Já em Tapiramutá, a noroeste da capital baiana, a tecnologia é a principal aliada da empresa RJV Engenharia para a fabricação de asfalto móvel. A empresa recebeu o apoio do BNB para instalação de uma usina com capacidade de produção de até 40 toneladas por hora de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), uma variedade asfáltica utilizada nas vias urbanas e rodovias brasileiras.

Com limite de financiamento de até 100% do projeto para mini e pequenos produtores ou mini e pequenas empresas, o FNE Inovação possui taxas ainda menores que as das linhas de crédito tradicionais e prazo de até 15 anos para pagamento, incluída carência de até cinco anos. A simulação do crédito pode ser realizada no site do Banco do Nordeste: https://www.bnb.gov.br/fne-inovacao