fbpx

COELBA e Nova Escola promovem formação sobre consumo de energia

Ilustração Nova Escola. Texto: imprensa Neoenergia

A formação é on-line e gratuita sobre consumo consciente de energia para professores baianos


A Coelba, empresa da Neoenergia, e a Nova Escola, negócio social voltado a oferecer recursos para educadores e a melhorar a Educação pública no Brasil, estão promovendo uma formação on line e gratuita para os professores potiguares sobre o consumo consciente de energia elétrica. 

A formação – uma ampliação do projeto Educação com Energia da Coelba – faz parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Aneel, e será ministrada no site da Nova Escola (www.novaescola.org.br). 

Os conteúdos sobre energia elétrica que serão abordados na formação estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia o ensino no Brasil. O objetivo é impactar professores e cerca de 600 mil estudantes da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e no Distrito Federal, locais de atuação das distribuidoras da Neoenergia. 

“Buscamos, com a capacitação dos professores, estimular as metodologias de aprendizagem baseada em problemas e design thinking, além das competências previstas na BNCC”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. 

“O projeto Educação com Energia é também um investimento no futuro porque estamos levando a eficiência energética para escolas e, dessa forma, contribuindo com a formação de gerações sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”, complementa a gerente. 

Capacitação on-line 

Os professores das áreas de concessão poderão participar de uma trilha formativa autoinstrucional, com três aulas ao vivo cuja gravação será disponibilizada a todos os participantes no site da Nova Escola a partir de julho.  

Além das aulas, os professores terão acesso a uma comunidade digital para interação e um Nova Escola Box, com conteúdos digitais e sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Entre os conteúdos, está o e-book “A matriz energética do Brasil”, atividades de ciências e geografia sobre fontes renováveis como solar e hidráulica, entre outros materiais. 

A iniciativa oferecerá ainda a 100 professores selecionados nas redes parceiras da Neoenergia uma tutoria para realização de projetos sobre o tema, com acompanhamento de especialistas. Os melhores projetos serão divulgados pela Nova Escola. 

Aprendizagem 

Todos os conteúdos utilizam as diretrizes pedagógicas do projeto Energia que Transforma, criado para integrar a eficiência energética em diversas disciplinas, estimulando a contextualização e a autonomia dos estudantes. Somada a essa metodologia, a iniciativa incentiva entre os professores as metodologias ativas e possui sinergia com as competências e habilidades previstas na BNCC. 

De acordo com a BNCCbase nacional, alunos dos anos finais do ensino fundamental devem ter acesso ao conceito de energia, incluindo as fontes e as formas de geração de energia elétrica, a potência dos equipamentos, cálculo de consumo de energia e a conscientização sobre a responsabilidade de cada um no seu uso. 

O projeto já era realizado com base no Energia que Transforma desde 2014. Até 2020, as formações aconteciam em formato presencial, mas, devido à pandemia de covid-19, as atividades precisaram ser adaptadas para os meios digitais. No ano passado, foram realizadas ações de capacitação de educadores com a plataforma EAD educacaocomenergia.com.br em projeto piloto em parceria com o Instituto Crescer, na Bahia e em São Paulo – áreas de atuação da Coelba e da Elektro. Ao todo, foram formados 2.202 educadores on-line. 

Educação com Energia 

Além da capacitação de professores, as distribuidoras da Neoenergia realizam diferentes atividades com estudantes das suas áreas de concessão. Nos últimos três anos, foram beneficiados 395.917 estudantes, 13.594 professores e 3.029 escolas pelos projetos Educação com Energia e Elektro nas Escolas, direcionado aos estados de atuação da Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), com iniciativas como Aulas de Energia, Festival Tô Ligado na Energia, Energia que Transforma e ações envolvendo os personagens infantis Paxuá e Paramim. Em 2020, foram investidos R$ 5,9 milhões nas ações. 

Sobre a Coelba 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).