fbpx

Julho Amarelo: CAAV amplia testagens das hepatites virais durante esta semana

Até a próxima sexta-feira (30), o Centro de Atenção À Vida (CAAV) amplia as atividades de testagens e vacinação contra hepatite B durante a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais, que está inserida no mês de campanha do Julho Amarelo.

Um estande está montando na porta do CAAV e as pessoas que tiverem interesse em fazer o teste para detecção das hepatites B e C, ou serem vacinadas contra a Hepatite B, podem procurar pelo serviço.

Neste ano, o CAAV coloca em ação a meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicação da hepatite C até o ano de 2030 e orienta que todas as pessoas devem ser testadas pelo menos uma vez na vida para auxiliar na detecção precoce da Hepatite C.

Texto e fotos: Secom PMVC.

A médica hepatologista responsável pelo serviço ambulatorial das Hepatites Virais no CAAV, Dra. Petruska Marques, explica que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de cura. “A Hepatite C é uma doença crônica que geralmente não causa sintomas, mas que pode evoluir para doenças graves no fígado, como a cirrose e o câncer de fígado. Então descobrindo e tratando cedo a hepatite C, a gente pode evitar que a doença chegue em estágios bastante avançados, onde a possibilidade de tratamento é mais difícil”, esclarece a médica.

Os tratamentos das hepatites B e C são oferecidos gratuitamente no CAAV. Ainda de acordo com a hepatologista, o tratamento da hepatite C é bastante eficaz, proporcionando a cura da doença em mais de 95% dos casos e os pacientes que necessitam de tratamento para hepatite B também encontram assistência pelo SUS.

O CAAV fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro de Vitória da Conquista, próximo à Prefeitura.