fbpx

NEOJIBA promove concerto didático online nesta quarta-feira, 14, em Conquista

Nesta próxima quarta-feira, 14, às 19 horas, o Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) de Vitória da Conquista realiza um concerto didático de sopro, cordas e percussão. Essa será a segunda apresentação pública deste ano promovida pelo NTN. Assim como o Recital Luiz Gonzaga, que aconteceu em junho, o novo evento será transmitido ao vivo pela página do NEOJIBA no Facebook.

Na ocasião, irão se apresentar integrantes das turmas de instrumentos como violino, violoncelo, trompa e trompete. “O concerto didático consiste numa apresentação que conta com explicações sobre o uso desses e outros tipos de instrumentos na música”, explicou o coordenador do Núcleo, João Omar de Carvalho Mello. 

Isso quer dizer que, além de tocarem, os integrantes irão compartilhar informações, dicas e curiosidades sobre o instrumento utilizado em suas performances. Esse tipo de evento ajuda a despertar o interesse de outras pessoas pela música instrumental e estimula a busca por estilos musicais não convencionais. 

Mostra também como funciona uma orquestra e a maneira pela qual cada instrumento é executado, acrescentou o instrutor de metais do NTN, Joadson Araújo. “Durante esses últimos meses, nós – instrutores e alunos – nos reunimos semanalmente para prepararmos esta apresentação, desenvolver a técnica instrumental e também o fazer coletivo da música através de canções adaptadas para os instrumentos de sopro, cordas e percussão”, destacou.

No concerto, os espectadores terão a oportunidade de conferir o resultado desse trabalho, que Ledison Alejandro, instrutor de cordas agudas, disse ser fruto de uma intensa e cuidadosa preparação por parte dos integrantes e da equipe pedagógica do Núcleo. “Teremos no repertório músicas clássicas, populares e também músicas marcantes da trilha sonora de alguns filmes”, detalhou.

Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM). Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA beneficiou, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.