fbpx

Servidores dos Correios e bancários entram no grupo prioritário de vacinação da Covid

Trabalhadores dos Correios e bancários foram incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A notícia foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queirog. Cerca de 600 mil profissionais das duas categorias poderão ser imunizados.

Para que as doses possam ser enviadas aos estados, municípios e Distrito Federal, o Ministério da Saúde precisa divulgar nota técnica com as instruções. Segundo informou a pasta à reportagem, a nota ainda está sendo elaborada. 

De acordo com o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a vacinação para os funcionários da instituição é de grande valia. “Em nenhum momento as nossas agências ficaram bloqueadas, deixando de atender a comunidade, a sociedade e isso manifesta, portanto, um grande comprometimento também com aquilo que ela representa para a sociedade.”

Apesar da categoria bancária ter sido incluída como prioritária, nem todos os estados do país aderiram à regra. Na maioria das cidades, a vacinação para grupos prioritários está suspensa e segue o cronograma de imunização apenas por idade. 

Atualmente, o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) possui 29 grupos na fila de prioridade da vacinação contra a Covid-19. 

Apesar da determinação do Ministério da Saúde, somente algumas cidades e estados brasileiros já se adequaram para incluir os carteiros no calendário de vacinação contra a Covid-19. Belém do Pará e Teresina (PI) já começaram a imunizar a categoria.

Campos dos Goytacazes (RJ), Macapá (AP), Uberaba (MG), Teresina (PI), Barueri (SP), Embu Guaçu (SP), Cotia (SP), Itapevi (SP), Taboão da Serra (SP) e Juquitiba (SP) são algumas das cidades que iniciaram a vacinação em bancários. Os prefeitos dos municípios de Osasco e Embu das Artes, em São Paulo, participaram de reuniões para garantir a imunização contra o coronavírus aos trabalhadores da categoria, mas ainda não anunciaram o início da vacinação.

A secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Neiva Ribeiro, destacou que muitos bancários foram a óbito por decorrência da Covid-19. “No primeiro trimestre do ano passado [2020] para o primeiro trimestre deste ano, foram 177% a mais de óbitos dos bancários que estavam na linha de frente nas agências, porque estavam mais expostos ao vírus. E quando o bancário está exposto ao vírus, ele vai proliferar isso na agência, no atendimento aos clientes, e vai levar para a casa dele.”

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informou à reportagem que não está falando sobre a vacinação de bancários e funcionários dos Correios com a imprensa. 

Reportagem: Laisa Lopes, Manuela Correa e Luciana Bueno. Fonte: Brasil 61
 

Em Vitória da Conquista, sindicato se reúne com Secretária Municipal de Saúde em busca de atender a categoria

Na manhã desta quarta-feira (14), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana e Sarah Sodré, estiveram reunidos com a secretária de Saúde de Conquista, Ramona Cerqueira Pereira, e com a vereadora Viviane Sampaio para discutir a vacinação da categoria no município.

O encontro acontece após o movimento sindical bancário conquistar a inclusão deste grupo de trabalhadores no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Foi um avanço essa aprovação do Ministério da Saúde para inclusão da categoria no PNI. Agora a gente conta com a Secretaria Municipal de Saúde para efetuar todos os esforços necessários no sentido que se concretize o direito na prática, com a vacina no braço das bancárias e bancários de Conquista”, considera a vereadora Viviane, que tem encampado a luta pela imunização.

A secretária Ramona garantiu que iria vacinar as bancárias e bancários, assim que chegarem os lotes destinados à categoria pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. “A gente aguarda a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para execução do planejamento de vacinação. Quando o município receber as vacinas para esse grupo prioritário, vamos executar a ação o mais breve possível”, afirmou.

Na reunião ficou estabelecido que o SEEB/VCR vai encaminhar um novo ofício informando a estimativa de bancários residentes em Conquista que ainda não foram imunizados.

O presidente do Sindicato, Leonardo Viana, lembra que alguns municípios já realizaram a vacinação dos funcionários dos bancos. “Esperamos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para poder garantir a imunização dos bancários, ainda mais agora que o Ministério da Saúde já se manifestou pela inclusão da categoria no PNI e a Câmara dos Deputados também aprovou um Projeto de Lei nesse sentido. Como alguns municípios já estão vacinando bancários, a exemplo de Itabuna, Ilhéus e Barra do Choça, acreditamos que Conquista também pode avançar na imunização da categoria”, conclui.

Além de Barra do Choça, na base do Sindicato, os funcionários dos bancos já receberam a imunização em Anagé, Iguaí, Itarantim, Macarani, Nova Canaã e Tanhaçu.

WhatsApp Image 2021-07-14 at 13.00.21.jpeg
Texto e imagem: Ascom Sindicato dos Bancários