fbpx

SMED promove curso de Libras para pais de alunos surdos da rede municipal

Imagem Educa Mais Brasil. Texto Secom PMVC

A comunicação entre o surdo e o ouvinte no seio familiar é fator imprescindível para o desenvolvimento das atividades educacionais. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), está promovendo um curso de Libras para pais dos alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. O curso terá o total de 15 encontros, sendo 10 de forma online e outros cinco presenciais, respeitados os protocolos de segurança contra a Covid-19.

“No período da pandemia a família tornou-se parceira no acompanhamento do aprendizado dos alunos com surdez durante as aulas no ensino remoto e houve barreiras entre essa comunicação dificultando o desenvolvimento do aprendizado por conta da falta de conhecimento em Libras”, explica a Coordenadora da CIL, Jaqueline França. Ela complementa que a Central desenvolveu uma proposta de curso junto à equipe de educação especial da Smed, para “melhorar a comunicação dos alunos com surdez no ambiente familiar, tornando-os acessíveis em Libras para se comunicar e interagir durante o isolamento social”, ressalta Jaqueline.

Juliana Brito é mãe do aluno do 6º ano da Escola Municipal Villas Boas Moreira, Isaack Silveira e uma das participantes do curso. Ela relata que é de extrema importância os pais se capacitarem na língua que os filhos utilizam para se comunicar. ” Nos sentimos confortáveis em ver órgãos públicos, como a Prefeitura de Vitória da Conquista, se preocupando com o futuro e a inclusão da pessoa surda. Dessa forma podemos ajudar nossos filhos a quebrar as barreiras da comunicação e acompanhar sua educação a partir de casa”, destaca Juliana.