fbpx

SMS descentraliza testagens de Covid-19 para as unidades de saúde da zona urbana

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à testagem de diagnóstico da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Diretorias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, iniciou, nesta semana, a descentralização da coleta de amostras para o teste de pesquisa de antígeno, que passou a ser feito nas unidades de saúde da zona urbana.

Inicialmente estão sendo contempladas quatro unidades de saúde, sendo elas: Unidade de Saúde da Família (USF) Miro Cairo que vai atender também os pacientes da USF Recanto das Águas e USF Vila Serrana; a Unidade do Jardim Valéria que atenderá Jardim Valéria I, II e III; USF Urbis VI que atenderá a unidade básica de saúde Vila América; e a unidade de saúde do Panorama que também atenderá a USF Nova Cidade.

Na zona rural, as unidades de saúde de Inhobim, Veredinha, Bate-Pé, São João da Vitória e José Gonçalves já foram descentralizadas anteriormente e as equipes já realizam a coleta para os testes nas próprias unidades.

De acordo com o coordenador das testagens no município, o farmacêutico Pablo Maciel, essa é a primeira etapa de descentralização e o planejamento é que, ao longo das semanas, as demais unidades também sejam incluídas nessa rotina. “A busca é para aproximar o paciente e facilitar o acesso ao exame de auxílio diagnóstico da Covid-19. Quanto mais rápido for a testagem e o diagnóstico, vai contribuir para romper a cadeia de transmissão, reduzindo cada vez mais os números e contribuindo para o controle da pandemia. Isso faz com que possamos ter os reais números da doença no município e planejar melhor as ações de saúde”, destaca o coordenador.

Nas unidades as coletas para os testes de pesquisa de antígeno acontecem sempre às terças e quintas-feiras, e é feito ainda no período sintomático, entre o 3º e o 7º dia. Mesmo com a descentralização, o município continua atendendo também a população nos dois pontos fixos na cidade, no drive-thru do Centro Cultural Glauber Rocha (Bairro Brasil) e no ponto de pedestres do Ginásio de Esportes Raul Ferraz (Jurema). Tanto nas unidades de saúde, quanto nos pontos fixos, a testagem deve ser previamente agendada pelo Call Center ou pelas equipes das unidades, por meio do sistema informatizado que o município utiliza. Texto e imagens: Secom PMVC.