fbpx

Câmara realiza Audiência Pública em comemoração aos 19 anos da Cotefave

Viviane e Valdemir são os autores do pedido da audiência pública.

Aconteceu na noite desta terça-feira (24) uma audiência pública em homenagem aos 19 anos da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave). A iniciativa é dos vereadores Viviane Sampaio e Valdemir Dias, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), e obteve o apoio unânime dos demais parlamentares. De acordo com Viviane, é o quinto ano consecutivo que a Casa realiza uma audiência sobre o projeto, uma forma da valorizar e dar visibilidade ao trabalho da Cotefave. 

Durante a audiência, foi exibido vídeo e também aconteceram apresentações musicais. Foram entregues ainda homenagens ao Padre Edilberto Amorim, a Maria do Carmo Amorim, colaboradora da Cotefave, a Clovis Jr, coordenador de Acolhimento do projeto, a Fábio Quadros, apoiador, a Romildo Pereira Chaves, professor e diretor da Cotefave, e a Inácio Lopes de Oliveira, vice-presidente da iniciativa. 

Viviane falou sobre a biografia da Cotefave: criada em 19 de agosto de 2002, busca a partilha solidária das necessidades, tarefas e soluções de problemas, sem discriminar cor, raça, gênero, ou ideologia política. A Cotefave, segundo a parlamentar, mantém caráter ecumênico e busca despertar sentido religioso, vivência da espiritualidade e encontro com Deus. 

A vereadora ressaltou que em 19 anos de atuação, a Cotefave atendeu 1.600 dependentes químicos, sendo que, em média, 600 pessoas estão recuperadas; atualmente, o projeto abriga 27 internos. Viviane explicou que o ingresso é espontâneo e a saída é livre.

O vereador Valdemir Dias afirmou que é uma honra receber a família Cotefave na Casa. Ele explicou que a dependência química não escolhe raça, credo ou classe social, pois pode atingir qualquer pessoa. Dias falou sobre a origem do projeto – a Campanha da Fraternidade do ano de 2001, que teve como objeto o combate às drogas, com o lema “Vidas Sim, Drogas Não”, e frisou que foi a partir dela que o Padre Edilberto Amorim idealizou a iniciativa. O vereador destacou os desafios para manter a Cotefave, como os custos de manutenção, daí a importância de apoiar o projeto. “Não é fácil manter um trabalho como esse”, detalhou.  

Parceiros e colaboradores falam de experiência com o projeto 

Fátima Queila destacou que o tratamento terapêutico ofertado pela Cotefave se debruça num projeto de vida para o interno.

Já Eloi Santos, assistente social, falou da alegria de compor a equipe técnica do projeto, atuando na garantia de direitos. Ele ainda alertou para a gravidade da dependência química, doença que vem se alastrando pelo mundo.

Emocionada, Mércia Andrade, afirmou que viu o sonho do Padre Edilberto nascer ainda numa maquete, e pôde conhecer o projeto já realizado, com quase 100% de suas obras concluídas. Ela contou sua história e de como o padre acolheu o seu filho.

Leila Paula Gomes Fonseca, secretária de Saúde de Barra do Choça, falou da alegria de conhecer o projeto de perto e destacou a dedicação do Padre Edilberto. “Podem contar conosco, nós acreditamos em vocês”, disse. 

Ex-internos apontam autoconfiança como grande desafio para vencer vício 

Entre os testemunhos de recuperação, Padre Joselito Oliveira falou de sua experiência com o álcool e que encontrou na internação uma oportunidade de autoconhecimento e conscientização da própria doença.

Clovis Jr., hoje coordenador de Acolhimento da Cotefave, destacou que é possível mudar. Ele contou a própria história e de como encontrou acolhimento e confiança no Padre Edilberto para mudar a própria trajetória.

Yuri Oliveira falou que seu primeiro contato com drogas aconteceu ainda na infância, vivenciando o vício dos 11 aos 17 anos, quando chegou na Cotefave. Ele explicou que o dependente sofre com a falta de autoconfiança, mais um empecilho para se libertar do círculo da dependência. Yuri afirmou que a Cotefave e o apoio do padre o fizeram acreditar em si. Atualmente ele estuda Serviço Social e também empreende na área de alimentos. 

Padre Edilberto agradeceu a homenagem da Câmara e destacou que o dependente químico deve ser tratado como pessoa com o direito a receber tratamento e encontrar um lugar na sociedade. Ele afirmou que a Cotefave não possui muros, pois a entrada e a saída são livres. O padre ressaltou que quem escolhe o internamento está em busca de uma mudança de vida. De acordo com Edilberto, mesmo diante das dificuldades e do descrédito de muitos, o projeto continua porque “é iluminado por Deus”. O pároco pediu o apoio da sociedade não só para a Cotefave, mas para outros projetos que levam uma possibilidade de mudança de vida para pessoas necessitadas. 

Vereadores destacam importância da Cotefave e trabalho do Padre Edilberto 

O vereador Chico Estrella (PTC) afirmou que Padre Edilberto é uma pessoa abnegada por acolher pessoas que não tiveram oportunidades na vida. Ele explicou que se emocionou ao conhecer pessoalmente o padre, especialmente por ouvir elogios dele sobre sua jornada política. Estrella ressaltou que é gratificante testemunhar a trajetória de uma iniciativa de 19 anos e parabenizou os colegas Viviane e Valdemir pela audiência. O parlamentar ainda falou de sua emoção ao relembrar que socorreu o filho de Mércia, umas das participantes da audiência.  

Ricardo Babão (PCdoB) também destacou a dedicação do Padre Edilberto. Segundo Babão, o caráter e profissionalismo do pároco o credenciaram a ser escolhido pelo ex-prefeito Guilherme Menezes para assumir a direção da Maternidade Esaú Matos. Para o edil, Edilberto é uma espécie de Irmã Dulce conquistense pelo trabalho que realiza. Ele afirmou que seu mandato está à disposição da Cotefave.   

O vereador Fernando Jacaré (PT) destacou que o trabalho da Cotefave é feito a muitas mãos, como outros projetos sociais existentes no município. Para ele, “a Cotefave é um trabalho de resistência” que necessita de apoio material, tanto da área privada como pública. O parlamentar conclamou a sociedade a apoiar o projeto que “salva vidas”. Jacaré ainda lembrou que a Câmara doou, via sistema de comodato, um veículo para a Cotefave, uma forma de apoiar os trabalhos do projeto. A parceria aconteceu quando o vereador presidiu o Legislativo.