fbpx

LATAM contratará 1 mil funcionários para aeroportos no Brasil até dezembro

Para primeiras contratações, companhia priorizou cerca de 130 funcionários que haviam sido desligados em 2020 devido à pandemia e que já retornam à empresa agora em agosto LATAM receberá até 31/8 em seu Banco de Talentos os currículos de profissionais interessados na posição de Agente de Aeroporto em todas as suas bases – principalmente em Fortaleza, Brasília, Congonhas e Guarulhos
Volume de contratações representa 25% do total de Agentes de Aeroportos da empresa atualmente.

A LATAM, que já retomou 75% da sua oferta doméstica de assentos no Brasil e encerrará 2021 com mais destinos no País do que antes da pandemia, vai contratar 1 mil funcionários de aeroportos em todo o território nacional até dezembro deste ano. As contratações estão abertas para a posição de Agente de Aeroporto em todas as bases brasileiras da companhia, principalmente em Fortaleza, Brasília, Congonhas e Guarulhos. O volume representa 25% do total de Agentes de Aeroportos da empresa atualmente.

Esta é terceira vez que a LATAM anuncia contratações em função do seu processo de retomada. Em maio, divulgou o início de 750 contratações de pilotos e comissários e, em junho, mais 180 profissionais para seu centro de manutenção de aeronaves em São Carlos (veja detalhes mais abaixo).

Estamos confiantes na retomada das viagens aéreas na medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19 e, consequentemente, os turistas e viajantes corporativos retomam os seus planos de viagens. É sempre motivo de alegria abrir as portas para que mais pessoas possam fazer parte do nosso time, especialmente num momento como esse”, afirma Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Airlines Brasil.

A seleção está aberta para pessoas de múltiplas origens, etnias, gêneros, nacionalidades, culturas, habilidades e pontos de vista, e a LATAM incentiva que pessoas com deficiência também participem do processo. Interessados devem cadastrar os seus currículos no Banco de Talentos da LATAM até o dia 31 de agosto. Os requisitos para a vaga são: ensino médio completo, conhecimento básico do pacote Office, experiência em atendimento ao cliente, habilidades em relacionamento interpessoal, flexibilidade, criatividade, empatia e adaptabilidade.

Como Agente de Aeroporto, o profissional deverá desempenhar as atividades operacionais relacionadas ao atendimento de cliente no check-in, loja de passagens, check-out, embarque, desembarque e manuseio de bagagens, obedecendo a padrões estabelecidos, visando garantir a segurança e excelência no atendimento ao cliente, garantindo o alto padrão e entrega dos resultados esperados pela LATAM. 

A retomada da LATAM no Brasil

Nos últimos três meses, a LATAM vem apostando na melhoria do setor aéreo e iniciou um processo de retomada gradual, porém otimista, para “sair dessa crise mais forte do que entramos”, como afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil. Confira abaixo as principais movimentações recentes da companhia nesse sentido:

 A.   Malha aérea: A LATAM já retomou 75% da sua oferta de assentos no mercado doméstico brasileiro em comparação com 2019 (período anterior à pandemia) e acaba de anunciar 4 novos destinos (Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Petrolina e Vitória da Conquista) para acelerar a sua retomada no Brasil. As novas bases e os incrementos de voos farão a LATAM retomar 87% da sua oferta doméstica de assentos no País ainda em novembro deste ano, além de encerrar 2021 com 49 destinos em território nacional, superando os 44 aeroportos atendidos antes da pandemia. Do Brasil para o exterior, a LATAM já retomou operações para 12 destinos e espera voltar com os seus 26 destinos internacionais tão logo as restrições dos países sejam retiradas.

B. Frota de aeronaves: a LATAM opera hoje no Brasil com 123 aeronaves, equivalente a 82% da atual frota da companhia no País. A expectativa é fechar 2021 com 85% do total (com 127 aeronaves voando diariamente), quando se espera a retomada de quase 100% da oferta de assentos pré-pandemia. Atualmente, a LATAM possui 149 aeronaves na frota brasileira com média de 10 anos de uso.

C. Pessoas: além de abrir contratação de 1 mil agentes de aeroportos em todo o Brasil até dezembro, a LATAM é a única companhia aérea no País que está contratando 750 tripulantes para suas operações ainda este ano. Até o momento, cerca de 250 tripulantes já ingressaram na empresa, sendo que todos foram readmitidos após o grande corte que foi preciso fazer em 2020 como consequência da pandemia. Ainda, no Centro de Manutenção da LATAM em São Carlos (SP) já foram admitidos 80 profissionais e, até o fim deste ano, espera-se mais 100 contratações temporárias, especialmente para atender a retomada do Projeto Retrofit (modernização do interior das cabines das aeronaves).

D.   Cargas: a unidade de cargas da LATAM anunciou, em maio deste ano, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota cargueira de aviões Boeing 767 até 2023. Somente em julho, a previsão para todo o grupo era de 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019.

A LATAM Cargo conta com uma frota mista de aviões para suas operações, utilizando tanto o porão das aeronaves voltadas para voos de passageiros quanto cargueiros dedicados.

Investimentos

Destacam-se aqui três grandes iniciativas da LATAM alinhadas ao movimento de retomada do setor aéreo:

A.   Retrofit: até setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e A321 da frota da LATAM Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do Grupo LATAM. Esse processo, chamado de retrofit, é o maior investimento da história do Grupo – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da LATAM Brasil.

B.   Inovação Tecnológica: projeto está em sua segunda fase, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, o LATAM Wallet, e uma nova e única experiência para o LATAM Pass, o programa de fidelização da companhia. A nova experiência digital, lançada em fevereiro, focou sua primeira fase em quatro pilares: Novo fluxo de compra no site; Conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar; Notificações personalizadas; e Check-in Automático.

C. Sustentabilidade: em maio, o Grupo LATAM assumiu compromissos com a sustentabilidade em quatro grandes áreas: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Sobre a LATAM

LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 11 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.

Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes. Para mais informações financeiras, consulte www.latamairlinesgroup.net.