“Hackathon da Nasa” prorroga inscrições para a Bahia até 27 de setembro

Imagem F2 Data

O Nasa Space Apps Challenge Salvador, maior hackathon do mundo, prorrogou as inscrições. Gratuita e individual, a candidatura pode ser feita até a próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, no site www.spaceterra.org. A competição, que será realizada nos dias 1 a 3 de outubro, busca participantes maiores de 18 anos para apresentar projetos sobre sustentabilidade, saúde e outras áreas. O programa irá selecionar 400 pessoas.

O evento será 100% virtual, portanto, interessados de todo o Brasil poderão se candidatar. Os dois primeiros grupos colocados na etapa local competirão na final mundial e serão escolhidos pela Nasa, além de ganhar um day use all inclusive em Costa do Sauípe. A organização local busca fazer o mesmo feito de 2019, quando a equipe Cafeína, formada por cinco estudantes baianos, foi a primeira turma baiana a vencer o global do Nasa Space Apps Challenge. Eles apresentaram o projeto Ocean Rider, que realiza a coleta dos micros plásticos dos oceanos.

Para esta edição, a Nasa propõe 25 desafios: 13 referentes ao Planeta Terra e 12 em relação ao aeroespacial. Entre os temas está a Covid- 19. A agência desafia os participantes a usar dados ambientais e outras informações (como dados epidemiológicos, sociais, políticos e econômicos) para construir um aplicativo para smartphone que forneça avisos de risco do vírus.

Nasa Talks

A organização de Salvador do Nasa Space Apps Challenge, em colaboração com outras cidades, realiza até a terça-feira (28) o Nasa Talks. A iniciativa é um evento online que busca oferecer, antes da competição, um conteúdo exclusivo para preparar os participantes de todo o Brasil no desenvolvimento dos projetos.

Todas as edições do Nasa Talks podem ser conferidas no Canal do Youtube Space Terra, que pode ser acessado pelo link bit.ly/NASATALKS2021. Para conferir toda a programação, conhecer todos os desafios da competição, além de tirar dúvidas ou acompanhar novidades sobre o evento, basta acessar o Instagram @spaceterra-oficial e @nasa_spaceappssalvador.