fbpx

Neoenergia Coelba beneficia prédios públicos com economia de 13 GWH por ano

Ações de eficiência energética já foram realizadas em 623 prédios de órgãos municipais, estaduais e federais das áreas de concessão da companhia, com aportes que somam R$ 15 milhões.

Contribuir com o uso mais eficiente da energia elétrica em sua área de concessão é um dos objetivos da Neoenergia Coelba. Para isso, a distribuidora já investiu cerca de R$ 15 milhões, entre 2019 e o primeiro semestre de 2021, em ações como a instalação de painéis solares fotovoltaicos e a substituição de lâmpadas e equipamentos de climatização em prédios públicos da Bahia. 

A economia gerada chega a 13 GWh por ano, o equivalente ao consumo mensal de uma cidade com aproximadamente 115 mil residências. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) das empresas, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além de auxiliar na economia de energia nos prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal, as ações beneficiam o sistema elétrico com a redução da demanda na ponta, ou seja, nos horários em que há maior uso de energia na localidade. A diminuição provocada pela iniciativa neste intervalo de tempo já alcançou 1.967,44 kW. Desde 2019, já foram contemplados 623 prédios públicos pelo projeto na Bahia.

“São projetos que trazem benefícios para as instituições e para a sociedade, com a economia não só na conta de luz, mas também da energia e dos recursos naturais. Além da substituição de equipamentos por modelos mais modernos e eficientes e do incentivo ao uso de energia limpa, realizamos a conscientização para o combate ao desperdício”, afirma a gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Ao todo, 244.617 lâmpadas foram substituídas até junho de 2021 por modelos de LED, o mais eficiente do mercado. Com a modernização, pode-se alcançar uma economia de até 50% com os custos de iluminação de um imóvel, além de ter vantagens como uma maior vida útil e a redução dos impactos ambientais. Um dos prédios beneficiados foi o da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve 40 mil lâmpadas trocadas pela Neoenergia Coelba.

Desde o início da pandemia, hospitais dedicados ao atendimento de pacientes com covid-19 nas áreas de concessão da Neoenergia Coelba também foram beneficiados pelas ações da distribuidora com equipamentos de climatização eficientes. A iniciativa levou a uma economia total de 940,8 MWh/ano e a uma redução de demanda na ponta de 102,4 kW.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). Texto e imagem: Imprensa Neoenergia Coelba.

Nota da redação: Em Vitória da Conquista, no ano passado, a mesa diretora da gestão anterior da Câmara Municipal, não deixou por menos. Gastou mais de trezentos mil reais colocando o sistema da captação nas suas dependências instalando painéis solares fotovoltaicos. Lembrando que estávamos em plena pandemia, todos em home office, servidores e vereadores. Dinheiro público, essa insignificância…