fbpx

Partiu Estágio entra na última semana de inscrições: quarta-feira, 22 de setembro

Foto: Camila Souza/GOVBA. Texto: Assessoria de Comunicação Social – SAEB

Estão em reta final as inscrições para o segundo edital do Partiu Estágio, com vagas exclusivas para a Secretaria da Educação (SEC). São 2.653 oportunidades de estágio para universitários baianos de 67 cursos, entre eles Administração (541), Matemática (393), Informática (279), Língua Portuguesa (261), Educação Física (137), Física (134), Biologia (132) e Química (107), com maior oferta de vagas. A lista completa pode ser consultada no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). 

O prazo para garantir participação neste edital termina na quarta-feira, 22 de setembro. As inscrições são feitas pela internet, na página oficial do programa: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Podem se candidatar universitários regularmente matriculados em cursos de licenciatura ou bacharelado, ministrados por instituições de ensino superior com sede ou pólo de ensino na Bahia – federais, estaduais ou privadas – nas modalidades presencial ou EAD.  

As oportunidades de estágio estão distribuídas entre a capital e mais 59 municípios do interior. O objetivo é fomentar o acesso a oportunidades de aprendizagem para estudantes baianos. Estudantes de cursos presenciais poderão se candidatar a vagas ofertadas na cidade onde reside ou estuda; já quem está cursando graduação ou bacharelado EAD, deve se inscrever para vagas ofertadas na cidade onde mora. É importante que o candidato consulte o edital para verificar a disponibilidade. 

Regras – A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses, desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso.  

Como nos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para deficientes, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015. 

Como participar – Candidatos que estejam ingressando pela primeira vez no programa devem estar atentos sobre o processo de inscrição. É preciso acessar o endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição.  

Quem já tiver realizado cadastro para editais anteriores não precisa fazer o procedimento novamente; basta utilizar seu e-mail e senha para acesso. Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza contato através partiuestagio@saeb.ba.gov.br. Após a inscrição, o universitário receberá no e-mail cadastrado o comprovante de inscrição.  

Quarta convocação – Também encerra na quarta-feira, 22 de setembro, o prazo para apresentação de 967 universitários convocados pelo primeiro edital do programa. Chamados no último dia 16 de agosto, o grupo contou com 20 dias úteis para comparecerem ao local de estágio, como orientado por e-mail. Todos irão atuar em unidades da SEC, o que totaliza 3.620 oportunidades para o órgão. Os universitários devem entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos dos órgãos onde vão atuar e obter as informações para a entrega da documentação exigida em edital. Quem não manifestar interesse dentro do prazo estabelecido correrá o risco de perder a vaga.