fbpx

CAAV realiza campanha de Combate à Sífilis durante o mês de outubro

Texto e imagem: Secom PMVC

A Campanha de Combate à Sífilis é mais uma das mobilizações abraçadas anualmente pelo Centro de Atenção à Vida (CAAV), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita acontece no 3º sábado do mês de outubro, mas durante todo o mês as ações de mobilização coletiva são ampliadas para o enfrentamento dessa doença.

Um dos objetivos da campanha deste ano é de alcançar a população com uma linguagem mais clara e objetiva para que as pessoas possam dar prioridade à prevenção e diagnóstico precoce da Sífilis.

No período de janeiro de 2018 até setembro de 2021, foram registrados em Vitória da Conquista 1.484 casos de Sífilis adquirida, 285 casos em gestantes e 49 casos de Sífilis Congênita, de mãe para filho, de acordo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A coordenadora do CAAV, Riviane Santana, ressalta que os números de incidência da Sífilis vêm diminuindo ano após ano e o município não tem medido esforços para reduzir os índices. “A detecção precoce, o aconselhamento, o manejo adequado dos casos, incluindo o tratamento da gestante e do parceiro, aliado à conscientização do uso do preservativo estão sendo efetivos para o declínio dessa doença tão agressiva”, destacou a coordenadora.

Durante todo o mês, serão ampliadas as atividades com oferta de testagem, medicamentos e de preservativos. Por se tratar de uma doença que passa por períodos silenciosos, sem presença de sintomas, o CAAV convida todas as pessoas sexualmente ativas a realizarem seu teste rápido de sífilis, de forma rápida e segura, na unidade de saúde mais próxima ou o CAAV na Praça João Gonçalves, S/N, próximo à prefeitura.

Confira a programação da campanha no município durante o mês de outubro:

14 e 15/10 – Ação com testagem para Sífilis em parceria com o SEST/SENAT;

Palestra online para cursos de enfermagem, medicina e farmácia com a temática;

18 a 22/10 – Semana Municipal no CAAV (stand em frente ao CAAV com oferta de teste rápido de Sífilis a toda população interessada em realizar);

21/10 – Seminário de atualização para os profissionais do município;

Durante todo o mês palestras e testagem em empresas do município, visando o fortalecimento da prevenção e o diagnóstico precoce;

Participação com testagem para Sífilis nos Dia “D” de Campanha do Outubro Rosa das unidades de saúde.

A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tem cura. O exame e o tratamento são gratuitos, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Mas o melhor caminho ainda é a prevenção, com o uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina nas relações sexuais.