fbpx

Mais de 60 escolas municipais voltam às aulas semipresenciais na próxima semana

Secom PMVC.

A prefeita Sheila Lemos faz visitas a algumas das escolas municipais onde já acontecem aulas semipresenciais. Acompanhada do titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Edgard Larry, a gestora verifica o cumprimento dos protocolos sanitários e as adequações que foram feitas na estrutura das unidades, em razão da pandemia.

Durante as visitas, a prefeita voltou a reafirmar a prioridade dada pela sua gestão à educação. “A educação é fundamental para que a gente consiga ter uma cidade boa para se viver, formada por cidadãos de bem e engajados com tudo o que é público. Conversamos com os alunos e eles estão contentes, as crianças desejavam que as aulas retornassem, os professores, diretores, monitores estão preparados e a comunidade só tem a ganhar com isso”, disse Sheila.

A dona de casa Rita Maria de Jesus e seu esposo, John Carlos Lima, pais de Luiza, que estuda na Escola Municipal Zica Pedral confirmaram o que disse a prefeita. “É muito bom que os alunos voltem para a escola, porque aqui eles têm além das aulas, a amizade e o contato com outras crianças”, declarou Rita Maria. Seu marido afirmando que “a escola faz a diferença na vida de um aluno e muda o seu futuro e quando tem interação é muito melhor”.

Ao todo, serão 84 unidades escolares com aulas semipresenciais, sendo que algumas delas em condições de receber 100% dos alunos de 2º, 5º e 9º anos. “As escolas vêm sendo preparadas, ao longo dos últimos meses, e fizemos esse trabalho em ritmo de mutirão para que as unidades escolares da rede municipal estivessem em condições de recepcionar nossos alunos”, concluiu o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, que estava acompanhado do assessor do gabinete da Smed, Célio Barbosa, e do coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira.

No próximo dia 13, 60 unidades da Rede Municipal de Educação, entre escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), se somarão às 24 que iniciaram em agosto as aulas em modelo híbrido, parte presencial e parte on-line. Para que tudo ocorra de forma segura, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo o acolhimento de pais e servidores.

O acolhimento aos estudantes acontece quando os pais alunos estarão sendo recebidos pelos gestores para esclarecer dúvidas sobre a retomada e conferir de perto as adequações feitas pela Smed, seguindo os protocolos sanitários para garantir um retorno seguro à comunidade escolar.

O retorno será para os alunos das turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para as turmas de 4 e 5 anos de idade das creches e CMEIs. A Educação Infantil nas escolas ainda não será retomada nesta fase.