fbpx

Prorrogadas inscrições para vagas em cursos do Programa Educar para Trabalhar

Foram prorrogadas até o dia 26 de outubro as inscrições para a 2ª etapa dos cursos de Qualificação Profissional do Programa Educar Para Trabalhar, do Governo do Estado da Bahia. O SENAI BAHIA, parceiro da iniciativa, está com quase 90 mil vagas para cursos profissionalizantes, todos 100% EaD. Deste total, 26.400 vagas são para 14 opções de cursos, que têm início previsto para o dia 08 de novembro. As demais são para fevereiro de 2022. As inscrições estão sendo feitas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Clique aqui.

É importante destacar que os candidatos interessados nos cursos EAD do SENAI deverão selecionar, para efeito de inscrição, o turno noturno, porém o aluno faz seu próprio horário de estudos, podendo estudar pela manhã, tarde ou noite.

Os cursos serão oferecidos por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma plataforma onde o aluno vai acessar o material didático e, também, comunicar-se com o tutor de sua turma, que vai orientar e tirar dúvidas do estudante. Após a conclusão, os participantes aprovados vão receber certificado do SENAI BAHIA. 

O programa contempla alunos matriculados regularmente no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no ano letivo de 2020/2021 e egressos da Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública Estadual de Ensino, que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020. 

Os cursos oferecidos pelo SENAI no âmbito do Programa são: Almoxarife,  Assistente Administrativo,  Assistente de Contabilidade,  Assistente de Recursos Humanos,  Auxiliar de Laboratório de Microbiologia,  Confeiteiro,  Controlador e Programador de Produção,  Desenhista da Construção Civil,  Desenhista de Móveis, Desenhista de Produtos Gráficos WEB,  Desenhista Mecânico,  Inspetor de Qualidade,  Instalador e Reparador de Redes de Computadores,  Montador e Reparador de Microcomputadores,    Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Operador de Processamento de Grãos e Cereais, Operador de Processos Químicos Industriais, Operador em Petróleo e Gás, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes e Padeiro.

Ação governamental – O Programa Educar para Trabalhar visa elevar a escolaridade e a formação profissional, a partir da realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), conforme eixo tecnológico e área específica da formação, e oportunizar cursos de qualificação profissional, voltados às ações e políticas socioeducacionais do Estado.