fbpx

Doutoranda da Uesb participa de evento internacional com vencedores de Prêmio Nobel

Dentre os 16 representantes brasileiros que estavam presentes no evento com vencedores do Prêmio Nobel, realizado no último dia 16 de novembro, estava a doutoranda da Uesb, Camila Almeida de Jesus. A iniciativa foi organizada pela Nobel Prize Outreach, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e com a Rede Interamericana de Academias de Ciências.

O encontro teve como objetivo discutir o impacto da ciência e o papel dos cientistas na sociedade, por meio da participação de 80 pesquisadores de quase todos os países da América Latina e Caribe. A proposta era estabelecer um diálogo desses cientistas com alguns vencedores do Prêmio Nobel, como as microbiólogas Emmanuelle Charpentier, da França, e Jennifer Doudna, dos Estados Unidos, vencedoras do Prêmio em 2020. Quem também estiveram presentes foram a australiana Elizabeth Blackburn e a norueguesa May-Britt Moser, vencedoras do Nobel de Medicina em 2009 e 2014; o norte-americano Saul Perlmutter, Nobel de Física em 2011; e o holandês Bernard Feringa, Nobel de Química em 2016.

Durante a atividade, a representante da Universidade, que atualmente é aluna do curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Aliementos (PPGCal), pode participar de discussões sobre o atual cenário da pesquisa em escala mundial. De acordo Camila, “a desigualdade como um todo, a instabilidade política, as mudanças climáticas, além da devastação causada pela Covid-19” são os principais pontos de preocupações entre os cientistas.

Intercâmbio científico – Selecionada pela análise do currículo e proficiência em inglês, Camila reforça a relevância do evento no que diz respeito aos programas de intercâmbio, uma das principais formas de articulação para um trabalho em conjunto com outros cientistas. A partir dessa experiência, a pesquisadora destaca que iniciou também seu processo de interação com outros pesquisadores, visto que, no próximo período letivo, dará continuidades aos estudos do Doutorado na Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, por meio de uma bolsa de estudos pela Uesb.

A ideia é que essa cooperação entre o PPGCal e a Universidade Estadual de Iowa possa contribuir para “oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos científicos, tecnológicos e acadêmicos, ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, [além de] fortalecer o programa de pós-graduação e o intercâmbio entre instituições de pesquisa brasileiras e internacionais”, pontuou a bolsista.

A participação no evento contribuiu também para ampliar o acesso de doutorandos brasileiros às instituições internacionais de excelência. “[Essas articulações] auxiliarão no processo de internacionalização do Ensino Superior, bem como da ciência, tecnologia e inovação brasileiras, objetivos do Programa Institucional de Bolsas para alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade”, destaca Camila. Texto e imagem: Ascom