Planejamento, Poupança e Crédito Consciente são temas da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira

A jornada de conhecimento tem como objetivo melhorar a saúde financeira dos participantes. Durante a Semana, o Sebrae promove mais de 120 atrações para os donos de micro ou pequenos negócios.

Em sua oitava edição, vem aí a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), entre os dias 8 e 14 de novembro. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de educação financeira através de diversos eventos, em formatos híbridos, com versões online e presenciais. A Semana ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), recebendo apoio do Sebrae, que irá realizar mais de 120 atrações regionais e nacionais para os donos de micro e pequenos negócios.

Com o tema “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”, a Semana ENEF promete mobilizar milhares de pessoas que buscam melhorar sua relação com dinheiro. Especialmente para os empreendedores, o Sebrae preparou uma programação excepcional, que conta com painéis em todos os dias da semana, sempre a partir das 17h.

Na segunda (8), o tema será “A Importância dos Seguros para Garantir a Continuidade dos Negócios nas MPEs”, com o analista Adalberto Luiz. Na terça (9), Maria Auxiliadora Umbelino irá apresentar “O Capital Empreendedor: Alternativas de Investimentos para Startups”. Na quarta (10), é a vez do tema “Novas Alternativas de Ofertas de Crédito”, com Giovanni Bevilaqua. Quinta (11) é dia de falar sobre “Crédito, gestão financeira e renegociação de dívidas: dicas para uma jornada vencedora”, com Weniston Ricardo e na sexta (12), o tema é “Educação financeira nas escolas: formando cidadãos conscientes”, com os analistas Cristina Araújo e Rafael Hermogenes .

A analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Cristina Araújo, ressalta que a Semana ENEF é uma grande oportunidade para todos os donos de micro e pequenos negócios se orientarem para ter uma organização financeira melhor. “Especialmente nesse momento de retomada, há muitas pessoas com dívidas, contas atrasadas e outras pendências. Então, acho que ter uma semana inteira sobre educação financeira será oportuno para a tomada de decisões dessas pessoas”, afirma.

“Para os empreendedores que precisam de crédito, por exemplo, não é só ir ao banco e fazer o empréstimo. É preciso ter consciência, se planejar e se educar financeiramente antes de tomar o empréstimo, para não se endividar novamente”, complementa Cristina. A programação completa da Semana ENEF pode ser conferida aqui.

Sicoob marca presença na 8ª Semana Nacional de Educação Financeira

Com o tema “Hábitos de valor para uma vida financeira saudável”, o Sicoob estará presente na Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

A partir de cursos, palestras e eventos on-line, o Sicoob terá uma participação bastante relevante na semana. “O mote da educação financeira é um grande pilar do cooperativismo financeiro. E no Sicoob, levamos isso muito a sério. Queremos espalhar este tema e proporcionar cidadãos mais conscientes e com uma relação mais saudável com seu dinheiro”, diz Louize Oliveira, analista de Educação Financeira do Instituto Sicoob.

O evento, que ocorre desde 2014, reúne diversas instituições do Brasil e até mesmo pessoas físicas em suas ações. Durante os sete dias, a Semana ENEF promoverá iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal.

Este ano, o Banco Central definiu como tema: “Planejamento, poupança e crédito: o PLA-POU-CRÉ e a saúde financeira”. Serão promovidas palestras, cursos, oficinas e campanhas de divulgação voltadas ao público.

Participação do Sicoob

Por meio do Instituto Sicoob, a instituição terá presença em toda a Semana ENEF. Dentre os destaques, está o evento on-line sobre “Necessidade X Desejo “, na segunda-feira, 8, às 15h.

Na terça-feira, uma conversa presencial, dessa vez com tema “Dívidas! Causas, efeitos e soluções “, no Paraná, às 14h. No mesmo dia, o Instituto Sicoob faz um treinamento on-line chamado ” Planejamento com cooperação “, às 15h.

Já na quarta, o Sicoob apresenta a ” Coleção Financinhas “, on-line, em evento que deve durar praticamente o dia todo, com início às 8h30.

Vale também acompanhar o ” Workshop Se Liga Finanças “, realizado de forma on-line na segunda e na sexta-feira, das 18h às 22h.

Inscrições

As pessoas físicas interessadas em participar da Semana Nacional de Educação Financeira podem acessar o site do evento e consultar as iniciativas que serão realizadas na aba “Agenda”.

Ao longo das ações da Semana ENEF, o Sicoob também disponibiliza alguns materiais para download gratuito, como a Cartilha do Empreendedor. Para acessar Clique aqui.

Glossário do Investidor

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,2 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras. Acesse ao site para mais informações.