fbpx

Prefeitura realiza programação especial durante o Novembro Negro

Texto e imagem: Secom PMVC

No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o dia da Consciência Negra, em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza a programação do Novembro Negro, com o tema “União e Resistência”, com ações que promovam a conscientização sobre os valores da cultura africana.

Segundo a coordenadora de Igualdade Racial, Olinda Pereira, o Novembro Negro é uma data de afirmação da resistência do povo negro no Brasil. “É dia de falar sobre a importância de Zumbi dos Palmares e também de celebrar a cultura africana que nossos ancestrais escravizados trouxeram para o nosso país e que hoje integram a cultura brasileira”, explicou Olinda.

As atividades são iniciadas na sexta-feira (5), com atividades realizadas nas unidades socioassistenciais (Centros e de Referência de Assistência Social- Cras Centros de Referência Especializado de Assistência Social- Creas) e nos territórios quilombolas.

A programação também conta com a realização de uma live no canal da PMVC no Youtube, no dia 19 de novembro, a partir das 14h, com o professor da PUC-MG, Vinícius Quiroga, que debaterá sobre: “Relações raciais e o SUAS: contribuições necessárias”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, celebrar esta data é muito importante para a visibilização da população negra de Conquista. “É importante ressaltar que as discussões sobre as questões étnico-raciais são imprescindíveis dentro do contexto brasileiro. Nossa gestão tem priorizado essa pauta e, ao mesmo tempo, criado estratégias para enfrentar toda manifestação de racismo”, declarou Michael.

Outra atividade de destaque nesta programação, é a realização da V Conferência Municipal da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, com plenária no auditório da Câmara de Vereadores e discussão dos grupos no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Programação:

A programação teve inicio na manhã desta de hoje, sexta-feira, dia 05/11, com a ação: Transversalizando Políticas de Igualdade Racial. Tema: Apresentação da Política Promoção da Igualdade Racial. Facilitador: Keu Souza, da Coordenação. da Promoção da Igualdade Racial. Convidados: Servidores do CRAS 3. Horário: 9h30. Local: CRAS 3
Público: Equipes dos CRAS 3.

Dia 18/11 (Quinta-feira)
Ação: Atividades nos Quilombos em parceria com o CRAS 5 – Zona Rural com atendimento do CadÚnico/Bolsa Família, com: Inscrição e atualização do CadÚnico em Comunidades Quilombolas; Apresentação de atividades Culturais; Roda de conversa com o tema: Atuação do SUAS no trabalho protetivo de famílias negras
Local: Comunidade Quilombola Cachoeira das Araras
Horário: 9h
Expositores Roda de Conversa: Afonso Silvestre e Cléa Malta
Público: Famílias da Comunidade Quilombola Cachoeira das Araras.
Responsável/is: CRAS 5 e Coordenação de Igualdade Racial

Dia 19/11 (Sexta-feira)

Ação: Live com o tema: “Relações raciais e o SUAS: contribuições necessárias”
Forma de realização: Virtual
Plataforma: YouTube no canal da PMVC.
Expositor: Professor Vinícius Quiroga, da PUC/Minas
Mediador: Cléa Malta
Público: Trabalhadores do SUAS, das Políticas Transversais.
Horário: 14h

Dia 22 /11/2021 (Terça-feira)
Ação: Oficina de Elaboração de Projetos
Local: Coordenação de Igualdade Racial – Auditório.
Horário: 14h às 18h
Público: Afro-empreendedores
Expositor: Afonso Silvestre
Responsável/is: Coordenação de Igualdade Racial

Dia 23 /11/2021 (Quarta-feira)
Ação: Oficina de Elaboração de Projetos
Local: Coordenação de Igualdade Racial – Auditório.
Horário: 8:30h às 12h e das 14h às 18h
Público: Afro-empreendedores
Expositor: Afonso Silvestre
Responsável/is: Coordenação de Igualdade Racial

Dia 26 e 27/11/2021 (Sexta-feira e sábado)
Ação: Realização da V Conferência Municipal de Igualdade Racial
Local da abertura: Câmara de Vereadores
Horário: 19h
Local trabalhos em Grupo e plenária final: Centro Integrado da Criança e Adolescentes
Horário: 9h às 18h
Público: Autoridades públicas, Conselheiros, trabalhadores das políticas públicas, povos e comunidades tradicionais, Grupo de Capoeira, Organizações da sociedade civil, servidores municipais.

Dia 30/11/2021 (Terça-feira)
Ação: Amostra do Projeto África na Praça, com apresentações culturais (roda de capoeira, maculelê e Sirè) e oficinas (penteado afro, turbante e maquiagem étnica).
Local: Praça Nove de Novembro
Público: Povos tradicionais, grupo de capoeira, sociedade civil e servidores municipais.
Horário: Das 15h às 19h