fbpx

Projeto inovador amplia cultivo de morangos e gera empregos no sertão da Bahia

Texto e imagens: P6comunicacao.com.br. Benahia Figueiredo

Líder no mercado de morango especial no Brasil, a Peterfrut lança o projeto “Mais Frutos no Sertão”, que até 2030 planeja ter 750 hectares de cultivo em estufas e gerar cerca de 10 mil empregos em 11 municípios baianos.

Como parte de sua estratégia de ampliar a produção de morangos, a Peterfrut, empresa com mais de 25 anos de atuação e que é o maior produtor de morango especial do Brasil, está lançando o projeto “Mais Frutos no Sertão”. Até 2030, a iniciativa prevê a instalação de 30 campos de cultivo em 11 municípios do sertão da Bahia, totalizando 750 hectares de estufas e gerando cerca de 10 mil empregos diretos. Ao final do projeto, serão 25 milhões de plantas e uma produção de 50 mil toneladas/ano.

O projeto será lançado nesta quinta-feira, 11 de novembro, em Barra da Estiva, município que abriga uma das unidades da empresa. O primeiro dos 30 campos de cultivo está sendo instalado em Boninal, a 307 km de Vitória da Conquista. Vai abrigar 700 mil plantas e produzir 1.000 toneladas de morangos já em 2022. A empresa vai recrutar e treinar cerca de 500 pessoas da região, todas contratadas pelo regime CLT, para atuar no empreendimento.

O campo de Boninal começa a operar em janeiro, devendo iniciar até junho a primeira colheita. Ainda em 2022, outros três centros produtivos devem ser implementados, totalizando 2 mil empregos gerados. A atividade vai movimentar a economia da região e exemplo disso são os ônibus para transporte de trabalhadores: 30 deles já estão sendo adquiridos pela empresa e a frota terá cerca de 200 veículos até 2030.

TECNOLOGIA INTERNACIONAL – O inovador método de cultivo da Peterfrut é dotado de tecnologia israelense, com manejo que garante maior produtividade, durabilidade do fruto e segurança alimentar. O projeto de expansão do cultivo de morangos anunciado pela empresa vai abranger os municípios de Barra da Estiva, Barra do Choça, Boninal, Ibicoara, Mucugê, Novo Horizonte, Piatã, Seabra, Ituaçu, Planalto e Brotas de Macaúbas.

Em alguns desses municípios, a Peterfrut já chega como uma das principais geradoras de trabalho e renda. “Nosso projeto de expansão de cultivo em municípios do sertão da Bahia vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. O Nordeste, que já faz parte do nosso mercado e concentra 60% da nossa produção, passa a ser ainda mais representativo para o nosso negócio”, destaca Aguilar Peterle, presidente da companhia.

Ao longo de mais de 25 anos no mercado, a Peterfrut desenvolveu técnicas de manejo e embalagens recicláveis que diferenciam o seu produto no mercado. Embora o morango seja o carro-chefe, a marca conta com quase 40 itens, que incluem hortifrutigranjeiros diversos, frescos e congelados.

O lançamento do projeto “Mais Frutos no Sertão”, amanhã, 11 de novembro, terá a presença de autoridades do Governo da Bahia e dos municípios envolvidos, além dos diretores e do corpo técnico da Peterfrut.

Sobre a Peterfrut – Há 27 anos no mercado, a empresa tem sede na localidade do Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo. A Peterfrut conta com 35.000 m2 de áreas em Centros de Distribuição espalhados por várias partes do país e é a maior produtora de morangos especiais do Brasil. Com capacidade para beneficiar 40 mil kg/h de produtos, a empresa investe permanentemente em inovação e em novas tecnologias. Uma dessas tecnologias permite cultivar morangos em solos adversos contando com o ambiente 100% controlado das estufas. Outro diferencial da marca é o desenvolvimento de embalagens em material reciclável, capaz de proteger os produtos e gerar menor impacto ambiental. Entregar ao consumidor o mais nobre da natureza é o propósito da Peterfrut.