Ramona fala na Câmara sobre importância da prevenção ao câncer de próstata

Texto e foto: Ascom Câmara

Secretária de Saúde fala sobre importância de prevenção ao câncer de próstata em sessão da Câmara de Vereadores

Na manhã desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma audiência especial sobre o Novembro Azul. O evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, representando a prefeita Sheila Lemos.

O Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, tem sido trabalhado pela Prefeitura ao longo de todo o mês, nas unidades de atenção básica da zona urbana e rural, com ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

“Nós trabalhamos o Novembro Azul em todas as unidades de saúde, trazendo o mais próximo esse homem para a nossa rede, promovendo discussões e trabalhando com a prevenção, porque a gente entende que quando a gente tem esse paciente precocemente na rede de saúde, a gente consegue atingir cura de até 90% dos casos aqui em nossa região”, contou a secretária.

Ainda de acordo com Ramona, a rede municipal de saúde é ampla e oferece desde o acolhimento inicial para diagnóstico do câncer de próstata, nas unidades de saúde, ao tratamento, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Serviços de Radioterapia (Unacon).

O objetivo da Prefeitura Municipal é abranger ainda mais essa oferta. “Conquista vem tentado ampliar sua rede de serviço, a gente já tem um novo prestador para trabalhar com oncologia aqui em Vitória da Conquista. A nossa gestão, a nossa prefeita Sheila Lemos, quer, sim, aproveitar esse momento de saúde e buscar novos recursos e ampliar a nossa rede existente”, completou.

Também participaram da sessão o médico oncologista Filipe Pinheiro e o urologista Thiago Nova.