fbpx

Vitória da Conquista e a fotografia da Bahia perdem Edna Nolasco

Imagem: Acervo pessoal.

A fotógrafa e jornalista Edna Nolasco faleceu na tarde desta quinta-feira (11) vítima da Covid-19. Ela tinha 63 anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) desde o dia 26 de outubro.

Referência na profissão, exímia fotógrafa, artista sensível e pessoa solidária e querida, Edna foi uma das vozes mais atuantes em defesa da vacina. Na condição de delegada do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, liderou o movimento pela imunização dos colegas de profissão e atuou na conscientização sobre a importância da vacina.

Ela conseguiu ser vacinada com as duas doses, mas acabou contraindo a doença e deixa família, amigos, colegas e uma imensidão de admiradores de luto.

Edna nasceu em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada, em 7 de janeiro de 1958. Passou a viver em Vitória da Conquista no ano de 1965, com sete anos de idade. Aqui, estudou, trabalhou e constituiu família, casando-se com Marisvaldo, com quem teve cinco filhos, Keyla, Cristiane, George, Joelton e Joelson. Ela também deixa quatro netos: João, Maria, Arthur e Laura.

Edna Nolasco era irmã do servidor municipal Emanuel Moraes.

A prefeita Sheila Lemos manifesta seu pesar e externam suas condolências à família de Edna pela perda insubstituível. A Secretaria Municipal de Comunicação está de luto.

Nota de Pesar: Câmara lamenta a morte da fotógrafa e jornalista Edna Nolasco

  • A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio do presidente Luís Carlos Dudé, e dos demais vereadores, manifesta profundo pesar pelo falecimento da fotógrafa e jornalista Edna Nolasco, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 11. Edna tinha 63 anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde se tratava da Covid-19, doença que a vitimou.

Com a vida dedicada à fotografia, Edna se tornou uma referência na área, tendo colaborado com diversos projetos e contribuído para a preservação da memória fotográfica conquistense. Na Câmara, destacamos sua valorosa contribuição para o projeto de implantação do Memorial Câmara, quando, na época, doou fotos antigas do município. Ela também era reconhecida como uma pessoa de bom coração, acolhedora e maternal. Edna era delegada do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), tendo sido uma das vozes mais atuantes em defesa da vacina para os jornalistas. Vacinada com as duas doses, infelizmente ela contraiu a doença que a vitimou. 

O velório será nesta sexta-feira, 12, na Casa de Eventos Mediterrâneo, das 8h às 16h, aberto ao público, respeitando as regras sanitárias.

Neste momento de dor, a Câmara se solidariza com a família, amigos e colegas de profissão de Edna Nolasco.

Luto – Durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Valdemir Dias lamentou a morte da jornalista Edna Nolasco. “Vitória da Conquista perde uma exímia fotógrafa e uma jornalista reconhecida por todo seu trabalho e legado que deixa entre diversas gerações de fotógrafos”, afirmou.

O vereador Fernando Jacaré manifestou seu pesar pelo falecimento da fotógrafa e presidente do Sinjorba, Edna Nolasco. “Foi realmente uma grande perda. Era uma pessoa extraordinária”, lamentou. Ele relembrou que a foto da sua primeira campanha, em 2004, foi tirada por Edna.

O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luiz Carlos Dudé se solidarizou com a família e amigos da fotógrafa Edna Nolasco, vítima de complicações provocadas pela Covid-19.

A vereadora Viviane Sampaio lamentou a morte da jornalista Edna Nolasco. “Edna foi uma das mulheres que lutou por direitos sociais e liderou recentemente a campanha para garantir a vacinação aos jornalistas de Vitória da Conquista. É lamentável… Não é momento para flexibilizar. O vírus ainda está matando os brasileiros”, afirmou a vereadora.

O vereador Sub Tenente Muniz se solidarizou com os familiares da fotógrafa e presidente do Sinjorba, Edna Nolasco, vítima da Covid-19, e do deputado estadual João Isidoro, vítima de afogamento. “Os nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos de Edna e de João Isidório. Que Deus abençoe a cada um”, concluiu. 

Orlando Filho, vereador pelo PRTB demonstrou solidariedade aos amigos e familiares da fotógrafa Edna Nolasco, vítima de complicações da Covid-19 nesta quinta-feira.