fbpx

Cartórios da Bahia divulgam ranking dos nomes mais registrados em 2021

Imagem: Anoreg PR

Nomes simples e curtos começam a se mostrar tendência em período que teve Gael e Laura na liderança pela primeira vez no estado.

Nomes simples, curtos e bíblicos estão na moda em 2021. Esta foi a tendência observada pelos 691 Cartórios de Registro Civil baianos responsáveis por registrar os nascimentos dos quase 170 mil de bebês neste ano. Pela primeira entre os meninos, Gael, com 2.428 registros, foi o nome mais escolhido, enquanto Laura, com 1.365 escolhas, foi o nome mais escolhido entre as meninas. Ao lado das duas novidades, um novo rol de nomes preferidos começa a se destacar na nova geração de baianos. 

É o caso de Ravi, que até 2019 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 21ª posição da lista oficial dos Cartórios brasileiros, já é o oitavo nome mais escolhido entre os meninos neste ano. O mesmo se aplica a Samuel, 30º em 2019, décimo em 2020, e agora na sexta colocação. Enzo Gabriel que era o favorito em 2019, ficou em sexto em 2020 e neste ano se encontra na nona posição. Novas tendências como Lorenzo, Anthony, Isaac, Henry e Noah começam a aparecer na lista dos 50 mais entre os meninos.

Entre as mulheres se observa o mesmo fenômeno, com o aparecimento de nomes curtos despontando na lista dos 50 mais. Neste cenário surgem Maitê e Aylla, pela primeira vez ranqueados entre os nomes mais buscados entre as meninas. Laura e Alice seguem como nomes preferidos das famílias baianas, seguidos por Helena, Elisa, Maria Cecília e Maria Alice. Luna, Esther e Maya também despontam como novidades.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

“Os nomes mais registrados no ano nos trazem um parâmetro de como as preferências e gostos dos baianos vem se diversificando ao longo dos anos. O que era anteriormente nomes mais bíblicos, vem sendo modificado para nomes mais diferentes e menos comuns. A influência de famosos, nomes que antes não estávamos familiarizados, vem caindo no gosto da população. Daqui alguns anos podemos ter novamente mais Marias, mas o que vemos é que nomes mais simples e curtos estão a cada dia ganhando seus espaços”, comenta o presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), Daniel Sampaio.

Mudança de nome

Apesar do nome ser regido pela regra da imutabilidade, ou seja, deve se manter inalterado para segurança das relações jurídicas, existem exceções em lei onde a alteração é possível. Ela pode ser feita em Cartório, até um ano após completar a maioridade — entre 18 e 19 anos — sem qualquer motivação -, desde que não prejudique os sobrenomes de família. Também é possível a correção de nome quando for comprovado erro evidente de grafia no registro.

No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em Cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.

Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade – biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

RANKING NACIONAL DE NOMES MAIS REGISTRADOS EM 2021*

*nomes compilados até 16/12

10 NOMES MAIS FREQUENTES

GAEL 2428, ARTHUR 2061, MIGUEL 1877, HEITOR 1779, THEO 1486, LAURA 1365, ALICE 1283, SAMUEL 1280 GABRIEL 1167 e HELENA 1100,

10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES

GAEL 2428, ARTHUR 2061, MIGUEL 1877, HEITOR 1779, THEO 1486, SAMUEL 1280, GABRIEL 1167, RAVI 1089, ENZO GABRIEL 1079 e DAVI 1072

10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES

 LAURA 1365, ALICE 1283, HELENA 1100, ELISA 1060, MARIA CECÍLIA 1013, MARIA ALICE 997, VALENTINA 986, HELOÍSA 818, SOPHIA 795 e ELOÁ 759.

Sobre a Arpen/BA

Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) conta com 166 associados, do total de 242 titulares de Registro Civil do Estado da Bahia distribuídos por todos os municípios e distritos baianos, responsáveis pelos principais atos da vida civil dos cidadãos, entre eles os registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Associação legítima representante da categoria no âmbito estadual e nacional.

Assessoria de Comunicação da Arpen/BA. Assessores de Comunicação: Amanda Pereira e Alexandre Lacerda.