fbpx

Chegou a hora de se organizar financeiramente para 2022

Orientador financeiro do Sicoob destaca algumas dicas. 


 Chegamos à reta final de 2021. É hora de refletir tudo que foi conquistado neste ano, mas também de começar a fazer a lista de sonhos para iniciar 2022 com planejamento e colocar suas finanças em ordem.
 

Logo no início deste caminho, é preciso considerar que despesas como IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares, licenciamento de veículos, entre outras precisam ser prioridade para abrir espaço para as realizações almejadas para o ano. E, pensando em ajudar os brasileiros nessa organização, a educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, separou algumas orientações.
 

De acordo com ele, essa é a hora de dar início ao planejamento financeiro. “Existem despesas que podem ser adiantadas agora no fim do ano. Algumas escolas, por exemplo, disponibilizam a lista de materiais do ano seguinte. Então, se puder antecipar a compra é melhor”, diz.
 

“Outra opção é consultar na escola materiais que não foram utilizados em 2021 para comprar apenas o necessário para o próximo ano letivo. Para gastos em livros, pesquisar os preços é fundamental. E em casos de renovação de matrícula, se puder já antecipar, melhor”, pontua.
 

Além disso, em janeiro, despesas como IPTU e IPVA também chegam. “IPVA não tem como antecipar, ele vem sempre nos primeiros meses. Hoje, existe a possibilidade de fazer o parcelamento maior que o próprio governo permite. Essa pode ser uma alternativa para conciliar o que entra e o que sai do seu orçamento”.
 

“Aproveitar o desconto à vista é uma opção válida, mas apenas se você tiver com o dinheiro na conta. Agora, se a pessoa pretende trocar de carro em 2022, essa é a hora de evitar que a conta completa do IPVA seja paga”.
 

Se você guardou parte do 13º salário, então pode aproveitar parte para as negociações de dívidas que acontecem no final de ano e que são alternativas válidas, desde que não atrapalhem suas contas fixas. Como planejamento financeiro para 2022, a educadora orienta já começar a fazer uma reserva durante todo o ano para essas contas fixas que chegam.

Por exemplo, normalmente as cobranças do IPVA são realizadas sempre na mesma época do ano e quem possui veículo sabe da obrigatoriedade de pagamento do imposto. A dica é já se preparar nos meses anteriores para realização deste pagamento, guardando um pouco de dinheiro a cada mês e contar com a possibilidade de pagar à vista utilizando o desconto que normalmente é concedido.
 

Para melhor auxiliar, o Sicoob disponibiliza para comunidade geral o curso “Se Liga Finanças”. Um projeto totalmente gratuito que oferece ao público uma jornada de conhecimento com o objetivo de ajudar os brasileiros a ter uma vida financeira mais saudável, com uma nova visão sobre o dinheiro.

Sobre o Sicoob — Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por 357 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.666 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras. Acesse o site para mais informações.

Informações para a imprensa:  Approach Comunicação.  Imagem: Sicoob.