fbpx

Força Nacional do SUS orienta ações da SMS com aeronaves e foco no pós chuvas

Na manhã desta quinta-feira (30), a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, reuniu-se com representantes da Força Nacional de Saúde do Governo Federal, que veio para atuar na cidade em meio a situação de emergência provocada pelas fortes chuvas.

O encontro, realizado nas dependências do Departamento de Equipamentos e Serviços Gerais (Deserg) da Prefeitura, também teve a participação de representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Foi passado o diagnóstico atual da saúde de Vitória da Conquista, para que os técnicos tenham entendimento do território em que estão e fazer visitas in loco, definindo as estratégias de trabalho para os próximos dias.

Inicialmente a equipe fará uma visita aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura. A Secretaria de Saúde já realiza ronda diariamente, às 11h e às 17h. De acordo com a secretária Ramona Cerqueira, o principal agora é unir forças para atender toda a população.

Uma das frentes de trabalho é com a atenção básica. “Como a atenção básica está junto à população dentro do território, o ideal agora é entender o nosso território, quais são as dificuldades, quais são os problemas mais vigentes deste momento e chega a força nacional para colaborar neste acesso a regiões mais difíceis de Vitória da Conquista. Chegou uma aeronave com a equipe médica e, onde ocorrer qualquer tipo de urgência, emergência no nosso município, nós estaremos juntos para atender à nossa população o mais rápido possível”.

Ramona também enfatiza que um dos focos é o pós-desastre. “Sabemos que virão com intensidade as doenças parasitárias, e para isso já estamos com um plano de estratégias para o enfrentamento do pós-desastre. Nossa equipe já montou um plano e, junto com a força nacional, nós iremos discutir este plano, já deixar toda a estratégia com medicamentos, larvicidas, pronto para atender nossa população”. O fato de os nossos hospitais não estarem com lotação máxima foi elogiado. “Temos feito um trabalho de excelência tentando prevenir da melhor forma, fazendo a parte de educação e saúde, e com a vacinação, que essa, sim, garante realmente que não haja evolução da doença em nosso município.”

Membro da Força Nacional de Saúde, o médico Leonardo Gomes esclarece que a Força tem este papel de apoio, desenvolvendo ações de mitigação, evitando que o problema se torne maior ainda. “A atenção básica é a ordenadora de todos os processos.

Nós vamos fazer o diagnóstico da rede, reforço das equipes, orientar e apoiar o município nas ações de saúde. A equipe que está sediada em Conquista tem experiência em transporte aeromédico. Também vai dar apoio na remoção, na busca dos pacientes em áreas que estão isoladas, sem acesso por carro. Vamos conhecer primeiro toda a realidade que está sendo feita, e muito bem feita, pela Prefeitura de Conquista”, disse.

A equipe da Força Nacional de Saúde também vai atuar em outras cidades da região afetadas pelas chuvas, tais como Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itororó e Macarani. Além da secretária Ramona e do médico Leonardo, também participaram do encontro, pela Força Nacional, Renato Oliveira Santos e Rodrigo Patriota Pires; da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adriana Cabral; do Núcleo Regional de Saúde da Sesab, a coordenadora geral Caroline Rebouças e a técnica Luciane Brito; e o secretário de Saúde de Itambé, Valdeci Porto. Texto e imagem: Secom PMVC.