fbpx

Governos Federal e Estadual unidos em socorro a municípios atingidos pelas chuvas na Bahia

O Presidente Jair Bolsonaro determinou ampliação de esforços para atendimento à população.

Uma força-tarefa, formada pelo Governo Federal, Governo da Bahia, senadores, secretários estaduais e municipais, se reuniu neste sábado (25) para discutir ações de socorro às cidades baianas atingidas pelas fortes chuvas. Durante a reunião com a participação do Governador Rui Costa e dos Ministros da Cidadania, João Roma, do Desenvolvimento Rogério Marinho, da Saúde, Marcelo Queiroga e do secretário Nacional de Defesa Civil Cel Alexandre Lucas, foi montada uma operação conjunta de socorro aos municípios afetados pelas Chuvas. O Presidente Jair Bolsonaro determinou ampliação de esforços para atendimento à população.

“O momento é de solidariedade e trabalho. As diferenças políticas precisam ser deixadas de lado e todos precisam estar unidos para ajudar as vítimas das enchentes”, disse Rui Costa.

O socorro do Governo Federal inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. Uma base de apoio para facilitar as ações instalada em Ilhéus, tem o reforço de equipes da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Superintendência Estadual de Defesa Civil, e da Polícia Rodoviária Federal, enviando aeronaves e agentes. Duas escolas na cidade de Ilhéus serão usadas como pontos de apoio para a operação. Uma servirá de alojamento para os agentes envolvidos na força-tarefa e a outra será o quartel general das atividades.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte estão a caminho de Ilhéus, também levando aeronaves e equipamentos para se juntar à operação. No início da manhã, em outra reunião com secretários  e técnicos do Estado, o governador Rui Costa já havia informado ter entrado em contato com governadores do Nordeste e de outras regiões para organizar a vinda do apoio necessário ao enfrentamento deste desafio de levar ajuda aos moradores das cidades alagadas. Os estados do Espírito Santo e Maranhão já indicaram que vão se unir aos esforços da Bahia e do Governo Federal.

Em Itabuna, o Rio Cachoeira continua subindo:

Enviado por Tim Baracat.

Em outra parte do estado, perto da divisa com Minas Gerais, moradores enviam imagens.

Prefeita Sheila Lemos decreta suspensão das aulas nas escolas públicas da zona rural do município.

Em Vitória da Conquista, a precipitação acumulada das últimas 24 horas (atualização – 25/12/21 – 19:00), mostra o volume de chuva nos bairros: Bruno Barcelar, 72,37 mm; Patagônia, 78,55 mm; Recreio, 59,02 mm; Centro, 62,36 mm e Lomanto Jr, 50,03 mm. Média de 64,47 mm.

Edição Especial do Diário Oficial do Município publicada na tarde deste sábado, 25 de dezembro, mostra o Decreto Municipal nº. 21.592/2021, onde a Prefeita Sheila Lemos suspende as aulas nas escolas públicas da zona rural a partir de segunda-feira, 27, até que a situação se normalize.