fbpx

Implantação de polo moveleiro em Vitória da Conquista beneficiará mais seis municípios da região

Imagem: Jornal Semanário

A pedido da prefeita Sheila Lemos, a Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia (Assosil) apresentou, proposta de implantação de um polo moveleiro em Vitória da Conquista. O estudo da Assossil demonstra a viabilidade econômica do cultivo de eucalipto em larga escala e o seu uso na produção de móveis.

Em abril, a prefeita levou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, dados que mostram o potencial da região e o interesse do município em entrar no setor de indústria moveleira. Na época, a ministra sugeriu o ingresso na Câmara Setorial de Florestas Plantadas, o que foi acatado por Vitória da Conquista.

“Precisamos desenvolver uma economia nestas áreas degradas e acreditamos que as florestas plantadas de eucalipto vão ser uma solução para toda a região desde Poções até Encruzilhada”, afirmou Sheila. A gestora disse que o próximo passo, após o levantamento dos estudos sobre a cultura do eucalipto, será o ajuste do projeto apresentado hoje.

“Este ano de 2021 foi todo mundo trabalhando muito para que conseguíssemos juntar todo esse rico material para apresentarmos ao setor moveleiro que Vitória da Conquista é sim um lugar promissor para este tipo de indústria. Queremos lançar o projeto nos primeiros meses do próximo ano”, anunciou a prefeita.

Ao apresentar o projeto, o presidente da Assosil, Alber Rezende, falou da satisfação e realização por atender ao pleito da prefeita. “A gente acredita que esse material será o primeiro passo para gente captar novos investimentos para nossa região com aumenta de emprego e renda. A visão empresarial da prefeita vai nos ajudar muito, pois ela já deu sugestões de como trabalhar e isso deixou a gente muito feliz. Acreditamos muito no sucesso e na importância da cultura do eucalipto para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, compartilhou Alber, que agradeceu também ao empenho do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

Reflorestamento – Durante a apresentação, foi abordada a versatilidade do eucalipto, que pode gerar bioenergia, celulose, móveis, pisos laminados, além de ter uma produção responsável ao “sequestrar” mais carbono do que produz.

A Bahia está em sexto lugar em volume de floresta e Vitória da Conquista e seis municípios próximos têm terra adequada para plantação de eucalipto com temperatura e relevo ideais e área já utilizada para outras culturas, realizando assim o reflorestamento.