Vitória da Conquista atualiza informações da situação provocada pelas chuvas

Clube do Jeep se une ao socorro e apoio às vitimas

Comunidade se une em campanha de solidariedade e apoio

Até às 11h deste domingo (26), são sete pontos críticos na cidade: povoados de Caiçara, Choça e Itapirema, loteamento Chácaras Guarani, distrito do Pradoso e os bairros Campinhos e Lagoa das Flores. Em todos, há registro de alagamentos ou inundações.

Caso a situação se agrave, há o risco de as famílias ficarem desabrigadas. Por isso, desde ontem (25), a força-tarefa montada pela Prefeitura tem criado abrigos para atender essas famílias. Além disso, por conta do número de barragens na zona rural do município com elevada quantidade de água, a Defesa Civil já está monitorando essas áreas e, em algumas, já iniciou o trabalho preventivo para evitar o rompimento.

· Atendimento – A Prefeitura montou abrigos para receber famílias desabrigadas. Os abrigos estão localizados nas áreas de maior incidência de alagamentos: Lagoa das Flores, Campinhos, Jardim Valéria, povoados de Itapirema, Caiçara, Choça e sede do distrito de Pradoso.

Há, no momento, 50 famílias atendidas em quatro abrigos instalados pela Prefeitura (Lagoa das Flores, Choça, Campinhos e Itapirema), totalizando 200 pessoas. Os demais abrigos começam a receber pessoas hoje.

· Áreas atingidas – Foi registrado o rompimento de barragens no distrito de Iguá e na Lagoa do Mulatinho (distrito de José Gonçalves). Casas foram afetadas e algumas caíram parcialmente, como na Choça.
Não houve feridos nem foram constatados maiores prejuízos para as localidades nas proximidades.
Ainda há risco de rompimento em duas barragens no distrito de José Gonçalves (Roseira/Cinzoca) e Fazenda Boa Sorte.
Além disso, está sendo monitorada a barragem da Fazendo Beija Flor, às margens da BR 263. O rompimento dessa barragem causaria graves problemas desde Vitória da Conquista até Itambé, que recebe os rios Pardos e Verruga.

Relação de vias interditadas da nossa região:

BA 263 Conquista X Itambé totalmente interditada

BA 262 Nova Canaã X Poções parcialmente bloqueada

BA 646 Caatiba X Barra do Choça totalmente interditada

BR 330 KM 792 Jequie totalmente interditado

Dados da Defesa Civil Municipal

Precipitação pluviométrica em um mês: 370,92 mm (29 dias).
Média histórica: 140mm dezembro

Maior precipitação pluviométrica: no distrito José Gonçalves passou de 800 mm no mesmo período.

Clube do Jeep se integra às ações da Prefeitura no enfrentamento dos estragos das chuvas

Cerca de dez veículos se integram às equipes.

A força-tarefa da Prefeitura esta contando, desde o início da ação de enfrentamento aos efeitos das chuvas no município, com um importante reforço: o Clube do Jeep de Vitória da Conquista. Cerca de dez jipeiros, com seus veículos, já estão contribuindo no auxílio que o Governo Municipal vem prestando às famílias das áreas atingidas, em especial nas áreas mais remotas, transportando donativos ou as equipes das diversas secretarias.

“Nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário, transportar pessoas, donativos, equipamentos em lugares de difícil acesso, já que estamos acostumados com as trilhas e nossos carros chegam a lugares que veículos comuns não poderiam chegar. E num momento atípico, como esse, a gente tem de ter a sensibilidade de ajudar”, assegurou o membro do Clube, Kleber Neves. Texto e imagens: Secom PMVC.