fbpx

Alerta para o aumento de casos de Covid em quase 92% nesses primeiros dias de 2022

Imagem HCC

CARTA ABERTA

Dr. Vinicius Rodrigues do HCC alerta para o aumento de casos de COVID 19 em quase 92%. Saúde pede atenção e cuidado à população.

Em carta aberta direcionada a população de toda região Sudoeste, o diretor do Hospital de Clínicas de Conquista e Professor do Curso de Medicina da UFBA, campus Vitória da Conquista, Dr Vinicius Rodrigues faz um alerta não só para o aumento dos casos mas também para a necessidade de não deixar de lado os cuidados.

“Os casos de COVID 19 vêm aumentando no mundo todo. A área de saúde continua em alerta e agindo para tratar e salvar vidas. Porém, a preocupação e medidas preventivas da população vem caindo na mesma proporção, seguindo o sentido contrário do esperado. Em 01 de janeiro de 2021 o número de novos casos da doença no mundo era de 564.956. Já no primeiro dia de janeiro de 2022, esse número chega a 1.083.529, segundo a ”Our World in Data”.

Em Vitória da Conquista esse aumento não é diferente. No primeiro dia do ano passado havia dois pacientes na UTI do nosso hospital (HCC), e no primeiro dia deste ano havia oito (um número 4 vezes maior).

Percebe-se que, a despeito da manutenção de medidas preventivas rígidas por parte do governo estadual e municipal, junto com as suas secretarias de saúde, a população vem “baixando a guarda” para a doença, utilizando cada vez menos as máscaras e o álcool gel, além de participar de festas com bastante aglomeração e sem cuidado nenhum.

Sabemos da importância do convívio social e do funcionamento dos estabelecimentos, porém as pessoas precisam se manter atentas e não deixar os cuidados de lado.

O medo de novos momentos de hospitais superlotados volta a pairar com o crescimento assustador dos números nos últimos dias. opulação vem “baixando a guarda” para a doença, utilizando cada vez menos as máscaras e o álcool gel, além de participar de festas com bastante aglomeração e sem cuidado nenhum.

Por isso, faço um apelo a população da Região Sudoeste, para que continuem seguindo a recomendação para uso de máscaras, continuidade do uso do álcool em gel e um distanciamento consciente, para continuarmos a enfrentar essa pandemia.

Dr. Vinícius Rodrigues
Diretor do Hospital HCC
Professor do Curso de Medicina da UFBA de Vitória da Conquista”.