fbpx

Bahia registra 1.447 casos de H3N2 e 35 óbitos nos últimos dois meses

Imagem Ascom Saúde Governo da Bahia.


De 1º de novembro de 2021 até 4 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1.447 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 114 municípios.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 1447 casos, 259 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 35 pacientes vindo a falecer. Os óbitos foram registrados em residentes de Salvador (30), Camaçari (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Urandi (1) e Valença (1).

Do total de óbitos, 19 (54,3%) ocorreram no sexo feminino e 16 (45,7%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (17 óbitos; 48,6%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (5 óbitos), 60 a 69 anos (5), 50 a 59 anos (3), 40 a 49 anos (2), 30 a 39 anos (1) e 10 a 14 anos (2 óbitos). Verificou-se presença de comorbidades e/ou condições de risco para o agravamento da doença em 27 (77,2%) óbitos.

Neste contexto, cabe reforçar que os casos de SRAG requerem notificação compulsória imediata para adoção de medidas pertinentes de prevenção, controle e tratamento da Influenza, para a qual, diferentemente da Covid-19, existe opção terapêutica eficaz para impedir uma evolução desfavorável do quadro clínico (oseltamivir).

Medidas de prevenção 

Enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução: utilizar máscara e álcool em gel; lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Casos de gripe aumentam em Vitória da Conquista e SMS pede que a população redobre os cuidados e uso da máscara

Nos últimos dias, o número de notificações por Síndrome Gripal tem aumentado no município e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para redobrar os cuidados e diminuir os riscos de transmissão de vírus respiratórios.

A Vigilância Epidemiológica (Viep) identificou, por meio de laboratórios privados, cinco resultados laboratoriais de moradores do município que testaram positivo para Influenza, que também está em circulação no município e tem transmissão parecida com o Coronavírus.

“Com as festas de fim de ano, com muitas aglomerações em reuniões familiares e viagens para outras cidades, as pessoas deixaram de lado os protocolos sanitários e acabaram se contaminando. Ainda não é hora de abandonar os cuidados preventivos, principalmente o uso da máscara, mesmo em lugares abertos, porque não estamos falando apenas da transmissão da Covid-19, que ainda está em circulação, mas também outros vírus respiratórios como a Influenza”, explicou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

As unidades de saúde estão sobrecarregadas com a grande demanda de pessoas que tem procurado atendimento médico com sintomas gripais e muitos pacientes também estão sendo encaminhados pelas unidades para o Centro de Atenção Municipal Covid-19, que está prestando suporte no atendimento médico.

Toda a equipe de Vigilância em Saúde já está articulada com a Atenção Básica para reforçar o manejo clínico dos pacientes que apresentarem sintomas gripais e notificando aqueles que estão com o quadro sugestivo.

Nesse momento, é imprescindível o uso correto da máscara, em todos os locais, mesmo estando vacinado. Em caso de qualquer sintoma gripal, é importante fazer o isolamento para evitar o risco de transmissão para outras pessoas, mesmo não sendo Covid-19, e procurar a unidade de saúde de referência para receber atendimento.