fbpx

Furto de energia: Neoenergia Coelba remove 220 “gatos” no litoral da Bahia

A Técnicos da distribuidora percorreram 20 municípios neste mês e recuperaram energia suficiente para abastecer Imbassaí por um mês. 

Visando combater o furto de energia em locais com grande circulação de pessoas durante o verão, a Neoenergia Coelba montou e executou uma operação especial em diversos municípios litorâneos do estado. Como resultado, a distribuidora identificou e removeu 220 irregularidades durante os cinco dias de ação.  

Estiveram diretamente envolvidos na operação cerca de 265 profissionais da distribuidora – entre técnicos, eletricistas, analistas e engenheiros. Para aumentar a assertividade da ação, a Neoenergia Coelba utilizou tecnologias de redes inteligentes e modelagem estatística para mapear possíveis alvos. Com isso, foram recuperados 500 mil quilowatt-hora de energia, o suficiente para abastecer Imbassaí, famosa praia do litoral norte, durante um mês.  

Foram fiscalizados, praticamente, todos os segmentos de consumidores. Os técnicos inspecionaram unidades residenciais, pequenos e grandes comércios e barracas de praia. Entre as unidades flagradas com ligação irregular estavam um colégio particular e a filial de uma loja de fast-food internacional em Salvador.  

A operação, além de inibir a prática do furto de energia, teve como objetivo aumentar a segurança da população e dos turistas que frequentam as praias da Bahia nesta época do ano, visto que esta prática coloca em risco quem a prática e os transeuntes da região.  

Crime e denúncias  

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal e insegura, a prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.  

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).