fbpx

Plataforma de investimentos oferece cursos de educação financeira

O objetivo é contribuir com a educação financeira no país.

  • 52% dos brasileiros não possuem educação financeira e dois terços não têm metas para valores guardados
  • TC disponibiliza blog com centenas de artigos e cursos com acesso gratuito sobre controle de finanças, primeiros passos para começar a investir, como jovens podem ingressar no mundo dos investimentos, como escolher investimento ideal, declaração das operações em renda variável no IRPF e como usar as ferramentas da plataforma para potencializar resultados na bolsa

Uma das missões do TC é promover a educação financeira no Brasil. A companhia é uma plataforma de inteligência do mercado de capitais, análise de dados e também oferece cursos de capacitação para investidores que vão desde o nível básico (sobre os primeiros passos dos investimentos e controle de finanças) até o avançado (indicando investimentos mais agressivos e em classes específicas de ativos), passando ainda por como declarar à Receita Federal as operações em renda variável.

Além dos cursos, a plataforma conta com ferramentas e recursos gratuitos de suporte, como relatórios, gráficos e análises de empresas listadas, gibis educativos para crianças, campeonatos e torneios de simulação de compra e venda de ativos (muito recomendado para iniciantes em renda variável), eventos, lives, a TC Rádio – primeira web rádio do mercado financeiro no Brasil – e o Trade Ideas, um espaço social no qual a comunidade investidora pode trocar ideias, sugestões e debater com pessoas de diferentes níveis de conhecimento e metodologias de operação. Já o Blog School – tc.com.br/blog – foi recentemente reformulado e também traz centenas de artigos.

“Temos um gap de educação financeira muito grande no país. Hoje, os investimentos ainda são feitos pelos poucos que têm acesso à informação. A internet facilita o conhecimento e o TC ajuda a acelerar essa transformação. Queremos desmistificar as finanças e mostrar que qualquer um pode começar a investir e mudar de vida, mesmo os mais conservadores. Nossa plataforma nasceu com a educação financeira em seu DNA e vamos seguir como facilitadores do mercado de capitais para os investidores pessoa física”, comenta Pedro Albuquerque, CEO do TC.

No Brasil, cerca de 52% das pessoas sabem pouco ou muito pouco sobre questões financeiras. Apenas 13% das pessoas sabem calcular juros e cerca de 56% sabem realizar contas simples de divisão, de acordo com a pesquisa “Educação Financeira no Brasil”, do Banco de Desenvolvimento da América Latina, que investigou o relacionamento dos brasileiros com as finanças durante a pandemia. Os dados são de dezembro de 2020 e mostram como a falta de educação financeira impacta a vida do brasileiro e como aprender sobre investimentos pode mudar algumas circunstâncias.

Ainda de acordo com a pesquisa, somente um terço da população conseguiu guardar dinheiro em 2020 e 72% dessas pessoas optaram por guardar o dinheiro na poupança. Além disso, dois terços dos brasileiros não têm metas financeiras para os valores guardados. Já sobre conhecimento de produtos financeiros, 95% afirmaram conhecer a poupança, mas somente 56% possuem uma. Os produtos mais específicos como fundos de investimentos e títulos em geral são conhecidos por somente 22% das pessoas, e apenas 1% efetivamente investem nessas modalidades.

Para facilitar esse processo de aprendizagem, a plataforma do TC criou um ecossistema de ferramentas. Os cursos básicos iniciam pessoas de todas as idades nos investimentos e ajudam no passo a passo para entrar nesse universo, a exemplo de como controlar as finanças e escolher o investimento ideal para seu objetivo de vida. Enquanto o usuário aprende, pode acompanhar e participar do Trade Ideas e dos canais específicos de cada assunto, nos quais investidores de todos os níveis podem opinar e debater. Os canais são moderados e não permitem conteúdos fora do assunto proposto. Para treinar o que foi aprendido, os usuários têm acesso gratuito aos campeonatos e torneios, que simulam operações reais na Bolsa de Valores, com base em gamificação e prêmios de incentivo.

“Criamos no TC um ecossistema inteiro para quem quer começar a investir, onde o usuário é guiado pela plataforma com diversos espaços de aprendizado. Além da interação, que gera muita troca, temos lives, vídeos no YouTube e criamos até uma rádio. Quem não gosta de aprender vendo ou ouvindo, pode consumir dezenas de artigos e conteúdos construídos pela equipe do TC School, nosso braço educacional. Então tem conhecimento para todo lado e em todo formato. Além disso tudo, temos trabalhado novas classes de ativos, como criptomoedas, fundos imobiliários e small caps”, completa o CEO.

A plataforma ainda oferece gibis educativos como forma de inserir e incentivar a educação financeira entre o público infantil. Albuquerque ressalta a importância da educação financeira para o país: “No ranking global de educação financeira, estamos atrás de países muito menos desenvolvidos que o Brasil. Esse é um problema que precisamos resolver e estamos apenas no início dessa mudança. O mercado financeiro pode contribuir para uma revolução na educação do nosso país e na geração de riqueza para a sociedade”.

Todos os materiais e ferramentas estão disponíveis gratuitamente na plataforma da companhia. Para acessar, basta realizar um cadastro na plataforma web ou aplicativo do TC, disponível na Play Store e Apple Store.

CURSOS GRATUITOS DO TC

  • Passos simples para controlar as suas finanças
  • Como escolher o investimento ideal para o seu objetivo de vida
  • 1UP – Investimento para todas as idades
  • Guia do jovem investidor
  • Matemática Financeira Expert – Tudo o que você precisa saber
  • Mercado Financeiro Expert – Quem é quem nesse mercado
  • Curso de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física
  • Cyber Security: proteja seus dados
  • Ética, regulamento e conduta aplicada ao TC
  • Usando o TC para potencializar meus resultados

Sobre o TC

O TC é uma das plataformas mais inovadoras e tecnológicas de educação financeira, análise de dados e inteligência de mercado do Brasil. Com mais de 560 mil membros cadastrados, o TC tem a missão de democratizar o acesso a informações do mercado de capitais, conectando e promovendo networking entre milhares de investidores brasileiros. Além de oferecer um produto com conteúdo e serviços de qualidade, o TC está criando a mais moderna plataforma de análise fundamentalista para pessoas físicas. O aplicativo TC pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para mais informações, acesse www.tc.com.br.

Para informações à imprensa: imprensa@tc.com.br