fbpx

Associação apoia comerciantes baianos na coleta de lâmpadas usadas

Imagem: Infonet

Reciclus quer ampliar adesão do comércio como ponto de entrega de lâmpadas usadas em algumas cidades baianas

Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.

A proximidade com o consumidor garante ao comércio um papel fundamental na logística reversa de lâmpadas. Por isso, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, disponibiliza gratuitamente coletores a estabelecimentos comerciais de cidades da Bahia.

Atualmente, a Reciclus conta com 3.083 pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em 699 municípios de todas as regiões do País.

Destes, 89 coletores estão instalados em 32 municípios da Bahia, onde a Associação quer ampliar sua presença, a fim de estimular a logística reversa de lâmpadas na região. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 16 milhões de lâmpadas.

Os pontos de coleta Reciclus na Bahia estão localizados nas seguintes cidades: Alagoinhas (1 coletor); Barreiras (1); Camaçari (2); Candiba (2); Catu (1); Cruz das Almas (1); Eunápolis (1); Feira de Santana (15); Guanambi (1); Ilhéus (2); Ipirá (1); Irecê (1); Itabuna (2); Itapetinga (1); Jacobina (2); Jequié (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Paulo Afonso (1); Porto Seguro (1); Salvador (26); Santo Antonio de Jesus (1); Seabra (1); Sebastião Laranjeiras (1); Senhor do Bonfim (1); Serrinha (1); Simões Filho (2); Teixeira de Freitas (1); Uma (1), Uruçuca (1); Vera Cruz (3); e Vitória da Conquista (6).

Qualquer varejista e comércio aberto ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, podem ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.

Sem contar que, ao descartar suas lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Os comerciantes das cidades da Bahia interessados em aderir ao programa Reciclus e instalar pontos de entrega em seus estabelecimentos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 91 empresas associadas que financiam a operação. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.