fbpx

Belo Campo realiza exposição agro-pecuária modelo para o País

Pioneirismo. Coragem. Ousadia. São expressões que definem a Expo Belo Campo, que está sendo realizada em sua 2ª edição no município localizado na região de Vitória da Conquista. Trata-se da primeira e única exposição agropecuária realizada dentro da cidade, tendo as ruas como palco principal, e que se torna exemplo para todo o país.

O evento, iniciado na última quarta-feira e programado para se encerrar neste domingo, 20, utiliza as ruas Vicente Vieira, 2 de Julho e Rui Barbosa, além das instalações da Escola Municipal Edvaldo Flores e do Espaço de Eventos Dariel Ferraz para o desenvolvimento de toda programação.

Assessorado pelo secretário municipal de Agricultura, médico veterinário Átila Schaffer, o prefeito José Henrique Tigre, vice-presidente da União dos Municípios da Bahia, ressalta que a Expo Belo Campo já é um case consolidado de sucesso, e que no próximo ano a 3ª edição será maior e melhor. A expectativa é de movimentar negócios da ordem de R$ 15 milhões, com os leilões de gado de corte e de leite e com os estandes de produtos e incrementos para a agropecuária.

E os números são interessantes. A exposição conta com 293 bovinos das raças Nelore, Gi e Girolando; 70 caprinos e ovinos, 150 equinos, 36 estandes comerciais e 58 da agricultura familiar, além de dezenas de curso e treinamentos. O evento demonstra o bom desempenho e potencial dos pequenos produtores locais, e fomenta a economia local e regional.

O secretário Átila Schaffer revela que a gestão municipal tem entre suas prioridades o crescimento da agricultura familiar, e com esse objetivo disponibiliza diversos meios. “Vamos lançar agora o Projeto Mais Leite, que vai atender a 80 famílias de agricultores”, disse ele, explicando que o objetivo é melhorar a alimentação e qualidade do rebanho leiteiro, o que vai implicar no crescimento da produção de leite.

E o empenho da prefeitura é testemunhado pelo agricultor Tiago Brito, presidente da empresa de agricultura familiar Raízes do Nordeste, instituição que reúne cinco associações de agricultores familiares. Tiago explica que “antes nós só sabíamos produzir, mas com o apoio da secretaria de Agricultura passamos a industrializar nossa produção, eliminando os atravessadores e aumentando nossos ganhos”.

VISITAÇÃO ESCOLAR

Uma das novidades registradas na última sexta-feira, 18, foi a visita de um grupo de estudantes da Escola Hora de Aprender. Curiosas, as crianças de 9 e 10 anos, visitaram os estandes da agricultura familiar e depois se concentraram em frente ao estande da secretaria de Meio Ambiente para ouvir palestra sobre sustentabilidade. A professora Priscila Kelen Ramos explicou que são temas debatidos na escola e que a curiosidade dos alunos era sobre energia solar.

Fotos: Euro Amâncio. Texto: Josalto Alves – DRT-BA 931.