fbpx

Bem Bahia é o novo programa na TVE

Atração semanal mostra a arte e a cultura de todos os cantos e encantos do Estado

A arte e a cultura de canto a canto da Bahia ganham um novo programa na TVE. Nesta quinta-feira (17), às 22h, estreia o “Bem Bahia”, recheado de música, teatro, poesia, dança, artes plásticas e visuais, eventos de cultura e arte, além de outras expressões culturais do estado. O programa semanal fortalece a identidade cultural do estado, além de mostrar o que de mais interessante, criativo e tradicional acontece na capital e no interior. A exibição é sempre às quintas-feiras, às 22h, com reapresentações nas sextas-feiras, às 19h e aos domingos, às 18h30.

O Bem Bahia estreia com os influenciadores digitais baianos Enderson Cobra e os ‘gêmeos fexação’ Kaick e Kauã, que viralizaram na internet reproduzindo bordões cômicos em vídeos. O programa ainda foi até a Chapada Diamantina, nos municípios de Lençóis e Andaraí, conhecer o colorido e a louvação do Terno de Reis, além da tradição do Jarê que tem a influência africana, indígena, do catolicismo popular e espiritismo. E tem também um bate-papo com o cantor Léo Santana, sobre o Baile da Santinha e seus projetos para 2022.

“Receba esse shalom” é dos baianos Enderson Cobra e os ‘gêmeos fexação’ Kaick e Kauã, moradores da cidade de Camaçari, que viralizam em todo Brasil. Seus bordões foram compartilhados por celebridades como Claudia Raia, Ivete Sangalo, Pabllo Vittar, Ludmilla, Juliette e Gil do Vigor, que imitaram a performance do trio nas redes. O programa foi até a casa dos influenciadores, no município de Camaçari, para conhecer essa família e conversar sobre a novidade de ser famoso.

Bem Bahia também viajou até o território da Chapada Diamantina, nas cidades de Lençóis e Andaraí para conhecer as expressões culturais da região. Em Lençóis, a equipe do programa conversou com a mestra do reisado de viola Dona Dezinha, que conta tudo sobre os Ternos de Reis. Em Andaraí, o destaque é para a religião de matriz africana Jarê, que existe desde a época do garimpo e tem uma forte influência indígena. Para contar sobre a tradição religiosa, o programa conversa também com a mãe de santo e curandeira Dona Carmosa e, em Lençóis, com Sandoval Amorim, fundador da Associação Filhos de Santo do Palácio de Ogum e Caboclo Sete Serra.

E ainda tem um divertido bate papo com o cantor Léo Santana sobre o retorno do famoso Baile da Santinha, que reúne os artistas mais tocados no verão. O cantor fala sobre os hits do momento, o “Destampei” e “Revoada”, este último um feat com Wesley Safadão. Léo fala sobre seus projetos para 2022 e a equipe de reportagem do Bem Bahia vai curtir de perto o Baile da Santinha.

O Bem Bahia vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.