fbpx

Comitê Emergencial confirma retorno presencial no próximo dia 14 na UESB

Texto e imagem: Ascom Uesb

As atividades acadêmicas presenciais do período letivo 2021.1 retornam no próximo dia 14, nos três campi da Uesb. A decisão foi confirmada pelo Comitê Emergencial, em reunião realizada nesta sexta, 4, após adiamento em relação à data prevista anteriormente, dia 2 de fevereiro.

Para a definição, o Comitê, formado por representantes dos servidores, dos estudantes, do corpo docente dos Departamentos da área de Saúde, do Conselho Universitário (Consu) e da Administração da Uesb, avaliou o cenário epidemiológico do país, considerando a variante Ômicron e o que ela tem representado.

Nesse sentido, o presidente do Comitê e vice-reitor da Universidade, professor Marcos Henrique Fernandes, lembra que, hoje, a maior parte dos acometidos hospitalizados e dos óbitos, devido a essa nova variante, são de pessoas que não se vacinaram ou que não completaram o ciclo vacinal. “A ciência continua afirmando e comprovando que o meio mais eficaz no enfrentamento dessa pandemia é a vacinação.

Essa foi a principal questão que o Comitê avaliou, uma vez que o retorno presencial das atividades de Graduação, assim como já aconteceu com as atividades administrativas, se dá com uma população totalmente vacinada”, complementa.

Vacinação obrigatória – Essa validação é possível já que considera a determinação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na Resolução 39/2021, de que toda a comunidade acadêmica deve comprovar a vacinação contra Covid-19 para ter acesso às instalações da Universidade, bem como às suas unidades isoladas. Professores e servidores técnico-administrativos já realizaram a comprovação junto ao Governo do Estado, ainda em 2021, e os estudantes de graduação têm até o dia 6 de fevereiro para preencher o formulário on-line que atesta o esquema vacinal completo .

“É fato que os principais indicadores de monitoramento da pandemia se encontram em expansão, o que é motivo de grande preocupação. E é fato também que mesmo pessoas que completaram o esquema vacinal podem ser infectadas. Mas, todos os dados que estão disponíveis para avaliação demonstram que a vacinação cumpre seu papel de proteção contra os casos graves da doença”, enfatiza o professor.

Retorno gradativo – O vice-reitor pondera, ainda, que toda a educação tem se mobilizado, procurando assegurar condições para a retomada das aulas presenciais. “Já houve um prejuízo para a educação no país, o Ensino Remoto foi muito importante quando o isolamento social era o principal mecanismo de proteção contra a Covid, mas já cumpriu o seu papel, e  próprio Conselho Nacional de Educação recomenda que todas as instituições de ensino busquem assegurar esse retorno presencial, com as medidas necessárias. Nós estamos, com muita responsabilidade, promovendo esse retorno de maneira escalonada e segura”, reitera.

Assim, de forma gradativa, a Uesb retomou as atividades administrativas presenciais no dia 3 de janeiro. Em 14 de fevereiro, estarão de volta às dependências da Instituição, cerca de sete mil alunos de Graduação, cujas atividades pedagógicas presenciais foram suspensas há quase dois anos. Na mesma data, retoma também o funcionamento dos Restaurantes Universitários e creches da Uesb. Já no mês de março, a partir de calendário próprio definido pelos Programas de Pós-Graduação, as atividades presenciais dos cursos de especialização, mestrado e doutorado retornarão para mais de dois mil alunos.

Protocolos de biossegurança – Para assegurar o tão aguardado reencontro, será divulgado, na próxima semana, um protocolo com as medidas de biossegurança válidas para toda a comunidade acadêmica. O presidente do Comitê Emergencial explica que, além da vacinação, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento dentro e fora da sala de aula estão entre as ações fundamentais para essa retomada. “Toda a nossa estrutura administrativa está trabalhando arduamente para promover um ambiente seguro. Mas, é muito claro para todos nós, que essa segurança também depende de cada um. Se todo mundo fizer a sua parte, com o uso de máscaras, distanciamento, ciclo vacinal completo, esse retorno será o mais seguro possível”, conclui o professor Marcos Henrique.

Para contribuir com o esclarecimento de dúvidas sobre o retorno presencial, serão realizadas reuniões nos três campi, com início na próxima terça, 8, no campus de Jequié. Em Itapetinga, o encontro acontecerá na quarta, 9, e, por fim, o campus de Vitória da Conquista receberá a ação na quinta, 10.