fbpx

Fardamentos novos com câmeras corporais para agentes do Simtrans

 

Durante entrega do novo fardamento, coordenador de Trânsito reforçou que a adoção do fardamento no padrão nacional atende a expectativa do efetivo formado, ao todo, por 75 agentes.

A partir de segunda-feira (7), os agentes do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista passarão a atuar nas ruas da cidade com um novo fardamento, que segue o padrão nacional. A apresentação do uniforme aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança de do Adolescente.

Além da alteração nas cores, agora, em preto e amarelo limão, conforme definido pela própria categoria em evento nacional e que proporciona maior visibilidade ao agente, o novo fardamento entregue pela Prefeitura traz outra grande novidade: câmeras corporais. Ao todo, são 25 câmeras que serão utilizadas, cada uma, por cada equipe de agentes em serviço.

As câmeras devem estar posicionadas na altura do peitoral

“O objetivo do Governo para Pessoas com a utilização dessas câmeras por parte do efetivo é proporcionar maior transparência e segurança, durante as abordagens, tanto para os agentes quanto para os condutores”, explicou o coordenador municipal de Trânsito, Aroldo Horta, durante a apresentação.

Além disso, a expectativa, com a utilização desse equipamento, é conscientizar a população por meio de campanhas educativas produzidas a partir de imagens capturadas durante o dia a dia de trabalho dos agentes. As imagens também poderão ser utilizadas quando houver, por exemplo, divergências entre as informações do agente de trânsito e do condutor, mediante processo administrativo disciplinar ou decisão judicial.

Para a agente de trânsito Andréa Carla Barbosa, tanto a incorporação da câmera quanto a padronização nacional do uniforme vêm para somar ao trabalho desenvolvido. “Hoje damos mais um passo na história da nossa carreira. A padronização do uniforme fortalece o desempenho do agente de trânsito em todo território nacional, permitindo a nossa identificação em qualquer lugar do país”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia para entrega do fardamento, além de parte do efetivo, o gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Wendell Ferraz e o agente adjunto de operações do Simtrans, Tiago Barros.

O fardamento segue o padrão de cores estabelecido nacionalmente, o que faz que o cidadão de qualquer lugar do país reconheça o agente. Texto e imagens: Secom PMVC.