Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos de formação inicial e continuada


Os cursos disponíveis na região Nordeste são nas áreas de Agronegócio, Negócios e Empreendedorismo, Tecnologia da Informação, Arte e Design. As inscrições podem ser feitas on-line.

A Fundação Bradesco está com vagas abertas para diversos cursos de curta duração da sua grade de Formação Inicial e Continuada nos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. Cada formação tem critérios específicos como idade e escolaridade mínima, além de carga horária e períodos de aula diversos. A inscrição deve ser feita no site da Fundação Bradesco. A quantidade de vagas é limitada, recomenda-se ao candidato que verifique no site a disponibilidade do curso interessado.

Ministrados presencialmente e de forma gratuita, os conteúdos contribuem para alavancar a formação profissional e pessoal do aluno. É oferecido certificado de conclusão ou de qualificação profissional.  

As ofertas de vagas foram distribuídas levando em conta critérios como vocação da atividade econômica da região, número de vagas em aberto no mercado de trabalho, necessidade de formação profissional da comunidade local, além de tendências nacionais e regionais.  

Estão disponíveis opções em quatro diferentes áreas de atuação: AgronegócioNegócios e EmpreendedorismoTecnologia da Informação e Arte e Design. Confira a seguir a oferta de cursos por cidade: 

– Em Agronegócio, as opções são as trilhas de Qualificação em Agronegócios com Foco em Gestão, disponível nas unidades da Fundação Bradesco de Irecê — BA e Pinheiro — MA, e Qualificação em Agronegócios com Foco em Produção Animal, Qualificação em Agronegócios com Foco em Produção Vegetal e Qualificação em Assistente de Agroindústria, disponíveis em Feira de Santana — BA e Garanhuns — PE. 

– Em Negócios e Empreendedorismo, as trilhas são Qualificação em Assistente Administrativo e Desenvolvimento do Perfil Empreendedor (disponíveis em Caucaia — CE, João Pessoa — PB, Maceió — AL, Natal — RN, Propriá — SE, Salvador — BA, São Luís — MA e Teresina — PI). 

– Em Tecnologia da Informação, há duas opções: a Qualificação em Desenvolvimento e Programação (oferecida na cidade de Jaboatão — PE) e os cursos preparatórios para certificação em Redes de Computadores/CISCO (disponíveis nas unidades da Fundação Bradesco em Jaboatão — PE, João Pessoa — PB, Maceió — AL, Natal — RN e São Luís — MA).

– Já em Arte e Design, estão disponíveis os cursos de Técnica Manuais: Bolsas e Acessórios de Tecido (em Teresina — PI), Criação de Bonecas e Bichos (na cidade de Irecê — BA), Filé (em Maceió — AL) e a trilha de Temas para Empreendedores Criativos (Cores, Estilo, Planejamento, Custos e Vendas, Produção Fotográfica, Divulgação para Redes Sociais e Design e Sustentabilidade), nas unidades da Fundação Bradesco em Teresina — PI, Irecê — BA e Maceió — AL.

Sobre a Formação Inicial e Continuada da Fundação Bradesco

É uma modalidade da Educação Profissional, composta por cursos livres que visam possibilitar aos alunos o aperfeiçoamento profissional, a empregabilidade e a geração de renda. Sua organização está estruturada em trilhas de formação que objetivam a capacitação dos alunos em áreas do conhecimento, atendendo a vocação regional e a demanda de mercado de cada localidade. Atualmente, a FIC está organizada em 8 áreas de formação, a saber: Agronegócio, Negócios e Empreendedorismo, Tecnologia da Informação, Elétrica e Eletrônica, Comunicação Visual e Artes, Gastronomia e Alimentação, Arte e Design, Inclusão e Diversidade, com possibilidades de 84 cursos; com a oferta direcionada conforme as especificidades de cada região. Ao término dos cursos os alunos recebem um certificado de participação e, ao concluírem determinadas trilhas de formação, conquistam um certificado de qualificação profissional.

Sobre a Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco foi criada em 1956, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social, oferecendo educação gratuita e de qualidade a mais de 66 mil alunos anualmente.  

Possui 40 escolas próprias, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com a oferta de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada e Educação de Jovens e Adultos. Mais informações em Fundação Bradesco