fbpx

Município já vacinou mais de 309 mil pessoas com 1ª dose ou dose única e 265 mil com duas doses

Texto e imagem: Secom PMVC.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no município, em 19 de janeiro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) utilizou 620.193 doses para vacinar a população conquistense. De acordo com o vacinômetro atualizado pela Coordenação de Imunização, até a última terça-feira (1º), já são 305.176 adultos, adolescentes e crianças vacinados com a 1ª dose, o que equivale a 88,80% da população total do município, com base na estimativa do IBGE/2021.

Somado a mais 3.915 vacinados (1,14%) com dose única da Janssen, o percentual chega a 89,94%, perfazendo 309.091 pessoas vacinadas.

Um total de 265.010 já completaram esquema vacinal com a 2ª dose, representando 77,11% da população do município, o que ajuda a garantir a eficácia da vacina para diminuir os riscos de agravamento ou óbitos.

Com a terceira dose ou dose de reforço da Janssen já foram vacinadas 46.092 pessoas, equivalente a 13,41% da população e 17,39% daqueles que se vacinaram com 1ª e 2ª doses.

A vacinação continua nas unidades de saúde para as crianças de 6 a 11 anos, além de 2ª e 3ª doses para os adultos e adolescentes.

Quase sete mil atendimentos foram realizados pelo Gripário Municipal no mês de janeiro

Com o aumento do número de casos de Covid-19 e Influenza A no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista transformou o Centro Covid-19 em Gripário Municipal com o objetivo de aumentar a oferta de atendimento aos pacientes com síndrome gripal. No mês de janeiro, a unidade fez 4.087 atendimentos médicos, número sete vezes maior que os atendimentos de dezembro.

De 1º a 31 de janeiro também foram feitos 2.838 testes de antígeno e três testes rápidos de anticorpos em pacientes não vacinados. Entre consultas médicas e procedimentos, foram contabilizados 6.928 atendimentos realizados pelo Gripário. A maioria dos pacientes tem positivado para Covid-19, mas apresenta sintomas leves.

Dos pacientes atendidos nesse período, 12 precisaram ser transferidos para uma unidade hospitalar e 41 foram internados para tratamento, mas já receberam alta.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cequeira, afirma que, com os vírus da Covid-19 e da Influenza em circulação no município, o objetivo tem sido fazer o diagnóstico em tempo oportuno. “Assim, podemos fazer os devidos encaminhamentos de cada paciente e também avaliar o cenário epidemiológico no nosso município. As nossas unidades de saúde também têm acolhido os pacientes com sintomas gripais e o Gripário está atuando na retaguarda para garantir mais atendimento à nossa população que tem feito a notificação pelo call center ou pelo site”, ressaltou a secretária.

Em caso de sintomas gripais, a notificação pode ser feita de forma on-line pelo site notifica.pmvc.ba.gov.br, nas unidades de saúde ou pelo call center pelo número 3429-3450. Com a grande demanda, o tempo de espera para atendimento telefônico pode demorar mais que o desejado.