fbpx

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Vitória da Conquista começa nesta terça-feira

Texto e imagem: Secom PMVC.

Começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 5 de fevereiro a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Em Vitória da Conquista, a campanha de mobilização Desenvolvimento Integral do Adolescente é feita neste mês de fevereiro pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

O tema da Campanha esse ano é o “Protagonismo Juvenil na prevenção da gravidez na adolescência” e as ações serão intensificadas para alcançar o público-alvo de adolescentes para informa-los sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez indesejada na adolescência.

Também serão desenvolvidos outros assuntos relevantes para essa fase da vida, envolvendo sexualidade, planejamento reprodutivo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), saúde bucal, prevenção da violência e cultura da paz, uso e abuso de álcool e outras drogas, bullying, saúde mental, imunização, vigilância alimentar e nutricional, projetos de vida e cidadania.

As atividades serão desenvolvidas pelas unidades de saúde da zona urbana e rural, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), e outros dispositivos da rede municipal.

As equipes de saúde também irão avaliar o percentual de gravidez na adolescência nos seus territórios de abrangência, identificando gestantes de 10 a 19 anos, para traçar estratégias de redução.

Confira a programação:

1º de fevereiro – 14h
Abertura da Campanha – Ação do NUCA e SCFV do CRAS 3 Pedrinhas
Local: Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente

2 de fevereiro – 15h
Ação CRAS Jardim Valéria e USF Jardim Valéria
Local: Quadra da Escola Municipal Professora Celina Assis Cordeiro

3 de fevereiro – 14h
Roda de Conversa sobre Educação para sexualidade com profissionais de educação
Temas: Educação para sexualidade; Programa Saúde na Escola; Prevenção da Gravidez na Adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Local: Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente

5 de fevereiro – a partir das 9h30
Encerramento da Campanha – Ação do NUCA
Local: Pastoral Nossa Senhora das Graças

De 1º a 4 de fevereiro – Ações educativas através de aplicativo de interação social on-line com adolescentes do CRAS 8 Miro Cairo

Dias D nas Unidades de Saúde

1º de fevereiro: USF Lagoa Formosa.

2 de fevereiro: USF Inhobim I, USF URBIS V, USF Jardim Valéria I e II, e UBS Vila América.

3 de fevereiro: USF São Sebastião, USF Iguá, USF Capinal, USF Nelson Barros e UBS João Melo.

4 de fevereiro: USF Simão

5 de fevereiro: USF Pradoso, USF Veredinha e USF Lagoa das Flores II