Votorantim Cimentos lança novo desafio de inovação aberta

Crédito: Rosana Terra. Assessoria de Comunicação. Votorantim Cimentos.

Com a plataforma VC Connect companhia busca soluções para digitalização na venda de concreto e segurança no enlonamento de caminhões

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, inicia os ciclos de inovação aberta em 2022 com o lançamento de dois desafios. A plataforma VC Connect está com inscrições abertas para novos temas estratégicos para o mercado da construção civil – Digitalização da venda de concreto Enlonamento automático de caminhões. As inscrições podem ser feitas pelo site e estão abertas até 4 de março.

Para o desafio Digitalização da venda de concreto, podem ser apresentadas soluções para modernizar, digitalizar e otimizar processos, aumentando a eficiência e agilidade no atendimento ao cliente. Muitas vezes, nem todo o volume de concreto dimensionado para o atendimento diário é entregue devido a cancelamentos, ajustes de agenda, necessidade de reprogramação ou queda de volume, o que pode levar à perda do concreto. Tendo em vista o atual modelo de venda e distribuição deste material, a integração digital de todos os dados e processos trará uma solução adequada para digitalizar a venda de concreto no Brasil. Com o sucesso de um projeto piloto, a expectativa é implementar o sistema nas 39 unidades da Engemix no Brasil.

O desafio Enlonamento automático de caminhões busca soluções para segurança na prática de envolver a carga de caminhões com lona, procedimento que tem o objetivo de garantir a integridade da carga durante o transporte, para fornecer ao cliente um produto bem apresentado no ato da entrega, e que deve cumprir a legislação vigente no país em relação às atividades de trabalho em altura (NR-35). Atualmente, essa atividade é realizada pelo profissional utilizando equipamento de segurança em altura e o desafio busca uma solução para enlonamento de caminhões que mantenha o profissional que executará a atividade no nível do solo e podendo atingir uma redução no tempo da atividade. A nova solução poderá ser implementa nas fábricas e Centros de Distribuição da Votorantim Cimentos em todo o Brasil.

“Nosso objetivo em inovação na Votorantim Cimentos é pavimentar o futuro da construção civil de forma simples, ágil e sustentável. Com a abertura de novos ciclos de inovação em 2022, teremos muitas possibilidades de estabelecer novas parcerias sólidas dentro do ecossistema de inovação, conectando nossos desafios com soluções inovadoras apresentadas por parceiros externos”, afirma a consultora de Inovação da Votorantim Cimentos, Renata Vinhas.

Inovação aberta na Votorantim Cimentos – O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas e universidades. Desde 2017, já foram desenvolvidos desafios para Indústria 4.0, a concreteira Engemix, além de soluções para a operação de agregados e para as equipes de finanças e de recursos humanos.

Serviço 

Desafio VC Connect

Clique aqui para se inscrever.

Prazo: 4 de março de 2022

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br