PMVC

Conheça o “Pode Falar”, canal de ajuda virtual em saúde mental para jovens

Imagem e texto: UNICEF

Canal de diálogo é gratuito e garante anonimato.

Pode Falar é um Programa de Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, no Brasil, 

Pode Falar, um canal anônimo de escuta, destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, com o objetivo de reduzir a violência e abuso infanto-juvenil, autolesões, tentativas e finalizações de suicídios.

PMVC

O canal de diálogo gratuito, parceria da UNICEF com outras instituições, é destinado a jovens de 13 a 24 anos e garante o anonimato.

A UNICEF percebeu essa necessidade dos jovens em falar sobre saúde mental e bem-estar, principalmente durante o período de pandemia.

 “As pessoas estão sem espaço para falar sobre suas questões emocionais. E, principalmente, nessa fase da adolescência isso é extremamente importante. Seja na família, na escola e agora na internet. Então, o Pode Falar nasceu para que adolescentes e jovens tenham um acesso muito fácil a um serviço que oferece materiais sobre saúde mental em uma linguagem bem fácil de entender e também depoimentos de outros adolescentes. Além de oferecer um acolhimento, uma escuta empática para que esses jovens tenham acesso a profissionais treinados”.

Entre as questões mais abordadas pelos adolescentes está a baixa autoestima, principalmente em tempos de megaexposição na web. Para isso, se destaca a importância de se usar a internet com todo o seu potencial positivo. Ou seja, não é só seguir perfis ideais e que nada têm a ver com o nosso estilo de vida.

 É preciso também identificar fontes confiáveis de informação e filtrar mesmo o que faz mal e abrir mão de perfis que nada acrescentam. Agora nesse período os jovens perderam muito essa rede de apoio.