Equipe de Vitória da Conquista garante vaga em torneio nacional de robótica

Texto e imagem: Gerência de Comunicação Integrada. Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB

A Bahia classificou três equipes de Fórmula 1 In Schools, uma delas é a Swordfish, escuderia da Escola SESI Anísio Teixeira de Vitória da Conquista

A escuderia Swordfish, formada por alunos da Escola SESI Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, é uma das três selecionadas para representar a Bahia no Festival SESI de Robótica, que será realizado em maio, na Bienal de São Paulo.

A vaga para a competição nacional foi conquistada no último final de semana, quando a escuderia ficou na terceira colocação na disputa de Fórmula 1 In Schools, realizada durante a etapa regional do Torneio SESI de Robótica, que reuniu estudantes de três estados em Salvador.

INTERNACIONAL

A Swordfish já tem uma história com a F1 In Schools e em 2021 se classificou para a etapa internacional e será uma das representantes do Brasil na competição, que se realizará na Austrália.

O Festival SESI de Robótica é a maior competição nacional do gênero, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), e vale vaga para a etapa internacional. Na Fórmula 1 In Schools, vão também representar a Bahia as escuderias Sevenspeed e Star Racing, das escolas SESI de Salvador e Feira de Santana.

O Torneio SESI de Robótica reuniu 30 equipes da Bahia, 5 de Sergipe e 2 de Alagoas, pela Temporada 2021-2022 para seletivas nas modalidades de robótica FIRST Lego League (FLL) e F1 In Schools. A primeira, envolveu missões e disputas de robôs construídos com kit tecnológico Lego e a segunda, disputa de velocidade em uma plataforma de carros autônomos de Fórmula 1. Participaram estudantes das redes particular e pública do ensino fundamental e médio de 9 a 18 anos, além de equipes de garagem.

O torneio é realizado pelo SESI Bahia e foi sediado na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, em Salvador. Toda a programação e a final foi transmitida pelo canal da Escola SESI Bahia, no YouTube. Outras informações sobre a competição estão na página oficial no evento.

EQUIPES CLASSIFICADAS PARA ETAPA NACIONAL 2022

F1 IN SCHOOLS

1º lugar – Sevenspeed – Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador

2º lugar – Star Racing – Escola SESI José Carvalho – Feira de Santana

3º lugar – Swordfish – Escola SESI Anísio Teixeira – Vitória da Conquista

OUTROS PRÊMIOS:

Carro mais veloz – Escuderia Star Racing

Corrida de Reação – Escuderia Star Racing

Campeã no Mata-Mata – Escuderia SevenSpeed

FIRST LEGO LEAGUE

1º lugar – Roboben – Alagoas

2º lugar – Robocoe – Sergipe

3º lugar – Techcoe – Sergipe

4º lugar – Robolife (SESI BA)

5º lugar – Acrônicos (SE)

Suplentes – Atom (SESI Barreiras), Robocomb (Alagoas) e Atlon e Ellegtics (SESI Feira)