fbpx

Oportunidade: “Programa Up Code” da Pague Menos abre inscrições

Com um hackathon, 1ª turma do Programa de Formação de Desenvolvedores de Sistemas (DEVs) – UP{CODE}, da Pague Menos, está concluindo o curso iniciado no 2º semestre de 2021
Foto: Divulgação Pague Menos

Processo seletivo do curso gratuito e presencial, em Fortaleza (CE), com possibilidade de contratação e até graduação superior custeada pela empresa, prioriza capacitação e contratação de mulheres, pessoas pretas e pessoas acima de 50 anos de idade para ingressarem na área de tecnologia da companhia.

Até 2025, o setor de tecnologia da informação (TI) deve gerar 797 mil vagas de emprego, mas cerca de 530 mil não devem ser preenchidas por falta de candidatos qualificados, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Com a escassez destes profissionais, as empresas estão investindo cada vez mais na capacitação e formação de novos talentos. Uma delas é a Pague Menos, a primeira rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, com aproximadamente 20 mil colaboradores.

Por meio da UP Farma, a sua universidade corporativa, e em parceria com o pmenosLab, o seu braço de inovação e transformação digital, a rede de farmácias oferece a segunda edição do Programa de Formação de Desenvolvedores de Sistemas (DEVs) – UP{CODE}, que está com inscrições abertas até dia 31 de março. Na nova turma, a prioridade no processo seletivo será de mulheres, pessoas pretas e pessoas acima de 50 anos de idade, mas qualquer indivíduo pode se inscrever. Também haverá vagas para profissionais da rede de farmácias, que terão oportunidade de se recolocar internamente na Pague Menos. Em sua primeira etapa, a do pré-curso, serão escolhidos 90 candidatos (30 vagas para colaboradores e 60 para público externo) que, durante um mês, terão aulas de Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade à distância, utilizando a plataforma de cursos on-line da empresa.  

Deste pré-curso, serão selecionados os 30 melhores avaliados (10 vagas para colaboradores e 20 externos) para compor a turma do Programa de Formação de Desenvolvedores de Sistemas (DEVs) – UP{CODE} e, a partir deste momento, serão contratados pela Pague Menos. Os selecionados deverão cumprir mais duas fases, chamadas de núcleos acelerador e formador – com a reformulação da grande curricular, nestas etapas os alunos já desenvolverão projetos desde o início do curso, com desafios junto às áreas que vão atuar, entre outras atividades. Na quarta fase final, assim como aconteceu com a 1ª turma, os 15 melhores alunos farão o curso de Tecnólogo de Sistemas/Desenvolvimento de Sistemas, em uma instituição de ensino superior, parceira da UP Farma, com bolsa integral de estudo subsidiada pela Pague Menos.

A iniciativa também representa mais um passo pela equidade na jornada ESG da companhia, que inclui entre suas metas iniciativas de diversidade e inclusão. “Para a Pague Menos, trabalhar a diversidade e inclusão é prezar por um ambiente plural, acolhedor, respeitoso e inovador para que todos possam se desenvolver pessoal e profissionalmente sem sofrer nenhum tipo de distinção. Ao proporcionarmos capacitação profissional na área de TI a mulheres, pessoas pretas e pessoas com mais de 50 anos, os ajudamos a conseguir um espaço no mercado de trabalho e a se tornar protagonistas da sua carreira”, ressalta Jorge Jubilato, VP de Gente, Jurídico, Administrativo e ESG da Pague Menos.  

A partir da etapa do núcleo acelerador, os selecionados receberão bolsa auxílio compatível com o mercado, além de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e convênio médico. Tendo em vista as aulas e outras atividades curriculares serem em grande parte presenciais, os candidatos devem residir em Fortaleza ou munícipios da região metropolitana da capital do Ceará. Para participar do processo seletivo, basta acessar o formulário clique aqui. As inscrições ficam abertas até 31 de março e a divulgação dos selecionados vai ocorrer em 15 de abril. Também em abril, serão iniciadas as aulas do pré-curso.

Conclusão de curso da 1ª turma: transformando vidas – Março de 2022 é um mês inesquecível para os alunos pioneiros do Programa de Formação de Desenvolvedores de Sistemas (DEVs) – UP{CODE}. Com um hackathon – evento em que profissionais ligados à TI encaram desafios e criam aplicativos úteis em um curto período de tempo –, a 1ª turma está concluindo o curso iniciado no segundo semestre do ano passado.

Muito além de impulsionar a carreiras, o curso está transformando vidas. Uma delas é a de Germano Ferreira. Um amante de matemática, ele vê na tecnologia a grande possibilidade de tornar não somente a sua vida, mas a vida das pessoas melhor. “Tive muitos desafios para chegar à conclusão do curso, o principal deles foi a transição de carreira, pois anteriormente estava me preparando para ser professor. Com a pandemia, a tecnologia passou a ser central não somente na educação, como também em todas as áreas, como a da saúde. Hoje sou muito feliz, pois me identifico muito com TI, em especial com as áreas de inovação e conexão com startups. Atualmente, estou trabalhando com a skill da Alexa que faz agendamento e dá informações de covid-19, o que me enche de orgulho, pois é uma habilidade na assistente virtual que ajuda as pessoas de todo o país neste momento tão difícil”, testemunha, emocionado, Germano.

Para seu colega de curso, Yuri Costa, que ingressou na Pague Menos como menor aprendiz, os aprendizados em sua atuação prévia como operador de loja também contribuíram para prepará-lo para a nova função de analista de desenvolvimento de sistemas júnior. “Antes, os clientes eram o meu foco e objetivo; hoje, além deles, para quem ajudo a desenvolver soluções, tenho também o cliente interno, que são meus colegas colaboradores. A experiência de lidar com gente é preciosa quando se lida com tecnologia a serviço da saúde das pessoas”, enfatiza Yuri.  

“Na jornada do programa, além do desenvolvimento técnico, há essa energia, agilidade, diversidade de ideias e pessoas talentosas que fazem esta trajetória ainda mais inovadora, oxigenando e transformando ainda mais a Pague Menos e a vida das pessoas”, conclui Ângelo Vieira Jr., Head de Inovação & Conexão com Startups da Pague Menos.

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a primeira rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com aproximadamente 20 mil colaboradores, está presente em mais de 348 municípios e conta com 1.165 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 879 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Por Milton Rizzato. máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.