fbpx

Ranking digital das seleções de futebol no mundo

Imagem: Agência Brasil. EBC

Edição Especial – Sorteio da Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar

Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2022 nesta sexta-feira, 01 de abril, às 13 horas, horário de Brasilia.

Com o final das eliminatórias Sul-americanas e na iminência do sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA no Catar, o IBOPE Repucom divulga a edição 2022 do ranking digital das 50 seleções de futebol que já participaram de Copas do Mundo FIFA.

O estudo atual considera ainda o TikTok na análise, plataforma com grande engajamento entre os clubes de futebol no planeta atualmente.

O levantamento destaca os desempenhos das seleções de França, Inglaterra, Portugal, Brasil e Argentina, que mais cresceram no período e que somaram, juntas, mais de 29 milhões de seguidores desde outubro de 2020, data da última divulgação.

O desempenho destas cinco seleções corresponde a 48% dos mais de 61 milhões de inscritos entre os perfis oficiais de todas as 50 seleções analisadas.

A seleção da França, atual campeã da Copa do Mundo FIFA, liderou o crescimento entre todas as demais seleções. A “F.F.F.” (Fédération Française de Football), que neste intervalo foi campeã da UEFA Nations League 2020/21, registrou 8,9 milhões de novas inscrições no período, resultado impulsionado pela criação de seu perfil oficial no TikTok, responsável por metade do desempenho (4,4 milhões de inscritos) dos Le Bleus no período e a liderança nesta plataforma.

A seleção francesa mais que dobrou (+132%) o volume de sua base digital desde maio/2018, período anterior ao seu bicampeonato mundial. Este resultado a credenciou a assumir a liderança do ranking global de inscrições em redes sociais entre seleções de futebol, que pertencia à Seleção Brasileira desde outubro de 2017.

A Inglaterra obteve desempenho similar, com mais de 8,7 milhões de novos inscritos desde outubro/20, sendo sete em cada dez conquistados através de suas contas oficiais no TikTok (34%) e no Instagram (33%).

O “English Team”, que foi finalista da edição 2020 (realizada em 2021) da UEFA Euro, também registrou crescimento expressivo no TikTok ao expandir sua base nesta plataforma em mais de 700% no período com 3 milhões de novos seguidores, sendo a segunda maior conta entre seleções na plataforma no momento.

A seleção inglesa também se destacou ao liderar o crescimento entre as seleções no Twitter (1,2 milhão de novos inscritos), Facebook (1,1 milhão) e no YouTube (540 mil). No geral, a seleção inglesa avançou uma posição no ranking ao ultrapassar o México e assumiu a terceira colocação geral.

A seleção de Portugal registrou 4,1 milhões de novos inscritos no período, um aumento de 35% em sua base digital em comparação a 2020. Os portugueses, que conquistaram sua vaga no Mundial esta semana, concentraram este resultado no Instagram, 80% de seus novos inscritos (3,2 milhões) tiveram origem nesta plataforma.

Portugal foi a seleção que mais somou inscritos no Instagram e, entre as seleções, hoje possui a terceira conta com maior base digital. No ranking geral, os portugueses ultrapassaram a seleção alemã e agora figuram na 6ª posição.

Já a Seleção Brasileira obteve o quarto maior crescimento no período ao conquistar 3,8 milhões de novos seguidores entre suas plataformas oficiais, sendo 75% com origem em seu perfil no Instagram.

Na comparação com as demais seleções no mundo, a CBF possui a maior página no Facebook, com cerca de 12 milhões de inscritos, a segunda maior conta no Instagram (10,1 milhões), o terceiro maior canal no YouTube com 1,4 milhão de inscritos, (atrás de França e Inglaterra) e o quinto maior perfil no Twitter (5,2 milhões).

A Seleção deixou de contar com seu perfil oficial no TikTok por consequência do patrocínio com o “Kwai”, plataforma concorrente do TikTok, onde a CBF soma 3,3 milhões de inscritos em seu perfil oficial.

A Argentina fecha o TOP 5 seleções que mais somaram novos fãs em seus perfis. Ao todo, foram 3,6 milhões de novos seguidores no período, sendo 67% com origem em seu Instagram. Com este resultado, “La Albiceleste” ganhou uma posição e entrou para o grupo das 5 seleções com maiores bases digitais do mundo.

América do Sul

O continente sul-americano foi o segundo em volume de inscritos nas plataformas de suas respectivas seleções com um total de 11,2 milhões de inscritos, atrás apenas das seleções do continente europeu, que totalizaram 33,6 milhões de inscritos e à frente das seleções africanas (6,7 milhões).

Em ordem, o desempenho das oito seleções sul-americanas: Brasil (3,8 milhões de novos inscritos), Argentina (3,6 milhões), Peru (1,3 milhão), Colômbia (1 milhão), Chile (690 mil), Uruguai (299 mil), Paraguai (277 mil) e Equador (269 mil inscritos).

Catar

A seleção do Catar, país-sede da Copa do Mundo, surpreendeu ao ser a segunda que mais somou novas inscrições entre 2020 e 2022 entre as seleções asiáticas com um total de 1 milhão de inscritos, atrás apenas da seleção da Indonésia com 2,4 milhões de novas inscrições.

Plataformas

O TikTok, que passou a ser considerado na edição anterior devido seu alcance e base de usuários global, aumentou sua presença entre as confederações de futebol de 11 para 19 contas de seleções identificadas em 2022. As cinco maiores contas nesta plataforma são das seleções da França (4,4 milhões de inscritos), Inglaterra (3,4 milhões), México (975 mil), Holanda (878 mil) e Bélgica (387 mil).

O TikTok, inclusive, contribuiu mais para o resultado total entre as seleções do que plataformas tradicionais como Facebook, Twitter e YouTube. A plataforma, mesmo com apenas 19 seleções, somou mais de 11 milhões de inscritos entre as federações analisadas, frente a 8,2 milhões do Twitter, 7,7 milhões no Facebook e 3,4 milhões do YouTube.

O Instagram, por sua vez, segue como a plataforma que mais contribuiu para a captação de novos inscritos nas plataformas oficiais das seleções de futebol no mundo, com 49% (29,6 milhões) do volume total entre todas as plataformas.

Quem é que sobe (e desce)?

As seleções que mais ganharam posições no ranking em comparação com 2020 foram: Marrocos (+12 posições), Senegal (+11) e Gana (+8). Todas estas seleções são representantes da C.A.F. (Confederação Africana de Futebol) e com vaga garantida para a Copa do Mundo deste ano. Já as que mais perderam posições foram: Panamá (-8 posições), Romênia (-5) e Croácia (-5). Com exceção da Croácia, as duas primeiras não conseguiram se classificar para a Copa no Catar.

Texto e imagem: AD Comunicação & Marketing