fbpx

Programa de Teatro da Uesb abre seleção para artistas

Texto e imagem: Ascom UESB

O Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti) de Teatro, vinculado ao curso de licenciatura de Teatro da Uesb, campus de Jequié, está com inscrições abertas para composição do Núcleo Artístico Permanente de Extensão, do seu Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa). Até o dia 10 de maio, podem se inscrever artistas da cena e/ou arte-educadores da comunidade interna e externa à Universidade residentes em Jequié e municípios da região Sudoeste da Bahia.

A ação do Peti-Teatro objetiva democratizar o acesso à formação e aperfeiçoamento profissional de artistas e agentes culturais da região por meio de práticas imersivas fundamentadas no trabalho de interpretação teatral. Para esta primeira chamada, estão disponíveis cinco vagas para comunidade interna e dez vagas para a comunidade externa à Uesb.

Os pré-requisitos para a seleção são: ter disponibilidade para os encontros presenciais; possuir idade igual ou superior a 18 anos; e ter participado de, pelo menos, um trabalho cênico (cenas curtas, espetáculos, mostras artísticas etc.), na condição de intérprete (ator, atriz, atuador, performer, dançarino etc.).

As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line. Terão prioridade estudantes de escola pública (matriculados e/ou egressos), artistas independentes, membros de coletivos artísticos, arte-educadores atuantes nos equipamentos culturais da região, redes municipais e estadual de ensino.

O processo seletivo será no dia 12 de maio, às 19 horas, e no dia 14 de maio, às 14 horas, no Laboratório de Artes (Sala Zero). O processo acontecerá em duas etapas: análise de currículo e participação em imersão criativa. Os selecionados farão parte de um coletivo artístico e terão acesso gratuito a oficinas, debates, workshops e laboratórios criativos. As atividades deverão acontecer de 19 de maio a 19 de dezembro. Os encontros serão sempre às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, e aos sábados, das 14h30 às 16h30.

Sobre o Peti-Teatro – A iniciativa busca propor e sistematizar uma abordagem de ensino de Teatro tendo como foco o trabalho dos artistas e seus possíveis desdobramentos artístico-pedagógicos na educação formal e não formal. As atividades acontecem no Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa) e contam com a orientação do professor-tutor Francisco André Souza Lima, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), campus de Jequié, com a colaboração de discentes de Teatro.

Mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com o Programa pelo e-mail: peti.teatro@uesb.edu.br.