fbpx

Cobertura vacinal: SMS recomenda que moradoras recebam entrevistadores

SMS pede que moradores recebam entrevistadores do Ministério da Saúde para pesquisa sobre cobertura vacinal

Desde o início de março, entrevistadores da empresa Science, contratados pelo Ministério da Saúde, estão realizando uma pesquisa de porta em porta, em Vitória da Conquista, devidamente identificados e treinados, sob supervisão do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba).

O trabalho tem o objetivo de estimar a cobertura vacinal de crianças nascidas em 2017 e 2018 e precisa da colaboração da população. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede aos moradores que recebam os pesquisadores em casa e forneçam as informações solicitadas.

Os pesquisadores coletarão informações da caderneta de vacinação das crianças sobre as vacinas tomadas desde o nascimento até o momento da entrevista, entre elas: BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite.

A colaboração da população é necessária para fornecer os resultados ao Ministério da Saúde, que poderá definir novas estratégias que possibilitem melhorar o acesso à vacinação das crianças brasileiras e ampliar as coberturas vacinais em todo o país para proteger a saúde de todos.

Para garantir maior segurança e transparência da pesquisa, o Ministério da Saúde disponibiliza o telefone 136 (Disque Saúde) para fornecer informações gerais sobre o estudo. Pelo telefone 0800 025 0174, a população também pode tirar dúvidas sobre a pesquisa e confirmar a identidade dos entrevistadores diretamente com a empresa contratada.